Cidadeverde.com

Governo do Piauí abre licitação para compra de VLTs que substituirão metrô

Imprimir

A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI) abriu licitação para obter Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que deverão substituir os trens do metrô de Teresina (PI). A dotação orçamentária para a compra é de R$ 92 milhões, valor para seis VLTs, mas o Estado pretende adquirir inicialmente três. As propostas serão recebidas no dia 10 de julho.

Pela licitação os veículos deverão ser compostos por três carros, com pelo menos dois conjuntos de propulsão e frenagem dinâmica, movidos a traçaõ diesel-hidráulica ou diesel-elétrica. 

Cristina Castelo Branco, superintendente de obras da Setrans, explica o Governo dispõe de recursos tanto para adquirir novos trens como para um projeto de revitalização e modernização da linha existente. 

"Nesse primeiro momento nós vamos apenas comprar novos trens porque nós nos certificamos de que a linha existente pode receber novos trens", disse ao Cidadeverde.com. A expectativa é de que os veículos, mais modernos e climatizados, tragam mais conforto para a população. 

Enquanto realiza a concorrência para os VLTs, a Setrans prepara a documentação para lançar licitação com vistas a revitalização das linhas, com reforma de estações, modernização de linhas e troca de dormentes e trilhos. A expectativa é de que essa concorrência seja lançada em breve. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais