Cidadeverde.com

Polícia impede assalto a banco no Piauí e prende casal suspeito

Imprimir

Um casal suspeito de integrar o Novo Cangaço, organização criminosa especializada em roubo a banco, foi preso em uma residência em Teresina. Com a prisão, a Polícia do Piauí conseguiu impedir assalto a uma agência bancária no interior do Estado. 

"A quadrilha se movimentava para praticar ontem um assalto a banco no interior do Estado. Prontamente, o Bope e a Polícia Civil interviram fazendo abordagens dos veículos. Os deliquentes saíram da estrada, se evadiram no matagal, abandonando apetrechos que seriam utilizados na ação delituosa de roubo a banco", disse o delegado Gustavo Jung, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). 

No carro abandonado pelos criminosos- que conseguiram empreender fuga, foram apreendidos colete a prova de balas, alavancas, explosivos, munições, celulares e dinheiro. Em seguida, as equipes policiais se deslocaram para a residência de Ulliana Costa de Melo e Diego Alves de Morais, vulgo Cabeludo, também suspeitos de integrarem o mesmo bando. Na casa foram localizados 22 tabletes de drogas. 

O casal deve responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico, uso de documento falso e posse irregular de arma de fogo. O Greco informou ainda que Diego seria um dos integrantes da organização criminosa que realizou assalto a um banco na cidade de Coelho Neto-MA e teria participação no planejamento do assalto que foi frustado pela polícia.

"O Diego fazia parte do grupo que planejou o assalto. Pelo que levantamos até o momento, a mulher seria apenas companheira dele, mas um detalhe importante é que ela tem vários parentes presos também suspeitos de envolvimento com roubo a banco", esclarece Jung. 

O delegado acrescenta ainda que durante buscas na residência foi encontrado o documento de identidade de um dos suspeitos que conseguiu fugir. Ele foi identificado como Fernando Machado Vasconcelos, conhecido como Geleia, que responde por assalto e é foragido do presídio de Pedrinhas. 

O delegado explica também que o bando é especializado em assalto a banco, mas se utiliza do tráfico de drogas como atividade intercalada para financiar roubos a instituições financeiras.

 

Novo Cangaço

O ‘Novo Cangaço’, remete à famosa quadrilha de Lampião, em meados do século 18. O modus operandi dos “novos cangaceiros” tem semelhança com o velho cangaço. Este, não raro, fazia uso de reféns; o bando também era grande, de 10 a 15 membros; e preferia atacar pequenas cidades.

Motorizados, armados de fuzis e pistolas, os “cangaceiros” modernos sitiam os municípios. A ação acontece sempre da mesma forma. Um grupo segue até o destacamento da Polícia Militar e criva de balas as paredes do prédio e as viaturas no local. Enquanto isso, outra parte da quadrilha explode a agência bancária.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais