Cidadeverde.com

Banda 16 de Agosto realiza primeiro concerto como Banda Sinfônica

Imprimir
O tradicional grupo que tem como objetivo abrilhantar os eventos da administração municipal e servir à sociedade teresinense comemora 40 anos de existência e ganha novo status. A Banda 16 de Agosto, criada em 16 de agosto de 1968, realiza nesta quinta-feira seu primeiro concerto como Banda Sinfônica, às 20h, no Teatro Municipal João Paulo II. 

O grupo foi instituído pela Lei nº 049/68, por proposta do então prefeito de Teresina, Jofre do Rego Castelo Branco. Seu primeiro regente foi o tenente PM Jorge Tavares da Silva, a quem coube a tarefa de organizá-la. Formada inicialmente por 18 componentes, hoje conta com 63 que no dia-a-dia dedicam-se no esforço de atender as mais variadas missões junto à comunidade. 

Em 2008, a Banda atinge sua maior conquista e é elevada à categoria de sinfônica. Mas, a idéia surgiu em 2001: ?quando o maestro titular, Antônio Marmo Linhares, foi participar de um festival de música em Fortaleza, voltou entusiasmado e nos propôs a criação da banda sinfônica?, explica o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, José Reis Pereira, enfatizando que desde então, a Prefeitura de Teresina, através da FCMC, tem trabalhado no sentido de concretizar esse sonho.  

Para isso, iniciou-se o envio de músicos para participarem de edições do Festival de Inverno da Escola de Música de Brasília a fim de se familiarizarem com os instrumentos sinfônicos. Em 2007 foram adquiridos instrumentos que ainda não existiam na Banda. Oboés, fagotes, pícolos, xilofones, marimbas, bombo sinfônico e o corne-inglês, o primeiro do Piauí, foram comprados juntamente com outros instrumentos em substituição aos que existiam (saxofones, trombones, trompetes, tubas, clarinetes, flautas, trompas etc.), mas que já não supriam as necessidades do grupo. O valor investido pela FCMC para aquisição de todo o material é de cerca de R$ 250 mil. 

?Com a aquisição dos novos instrumentos, o grupo completo passou a ter uma instrumentação de banda sinfônica, estando os naipes das madeiras, dos metais e da percussão representados na sua integridade?, explica o maestro Rocha Sousa, coordenador de Bandas da FCMC. Ainda de acordo com o Sousa, além dos instrumentos, o grupo conquistou novos conceitos de organização e sensibilidade aliados ao seu trabalho. ?Mais entusiasmo pode ser vistos na sede da banda. Agora, todos se empenham tanto nos ensaios, quanto nas apresentações?, comenta.  

As mudanças alcançaram os músicos em todos os sentidos. Além das novidades, eles foram beneficiados com um projeto de qualificação e reciclagem iniciado em junho deste ano. Para a utilização dos instrumentos sinfônicos, alguns músicos frequentam oficinas específicas. A FCMC também proporciona aulas de português, matemática, história, geografia e teoria musical para alguns deles que têm interesse em aprimorarem seus conhecimentos. As aulas acontecem três vezes por semana e, segundo o maestro Antônio Linhares, ?objetivam qualificar o músico para um melhor desempenho na função laboral, e fazem parte do programa de valorização do servidor público municipal?. 

Mas o diferencial da banda sinfônica diz respeito ao repertório que é mais elaborado e rico em sonoridade. Sua formação instrumental e abrangência de repertório possibilitam se distanciar do conceito da palavra banda, geralmente associada às formações militares, aos coretos das cidades do interior e, ainda, ao circo. Grupos com essa formação estão aptos à execução do repertório concebido para a orquestra sinfônica. A Banda Sinfônica 16 de Agosto vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa incluindo obras de caráter erudito regional e peças de conotação popular buscando alcançar o equilíbrio para agradar a todos os gostos.  

Com 40 anos de existência, a 16 de Agosto se consolidando como um dos mais tradicionais grupos de música do Piauí e agora pode desempenhar as duas funções: de banda de coreto e de banda sinfônica, dependendo da ocasião. Atualmente é regida pelo maestro titular Capitão João Aguiar Costa, assessorado pelos regentes auxiliares Antônio Marmos Linhares Couto e Eduardo Guimarães.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: