Cidadeverde.com

Fábio Abreu reage e diz que Kleber Montezuma falha na educação básica

Imprimir

O secretário Estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, reagiu às críticas feitas pelo secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, em entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (04). Fábio Abreu afirma que Kleber não participou de nenhuma das audiências, as quais foi convidado, para contribuir na elaboração do Plano de Segurança, que ele alega não existir para a cidade. Fábio acrescenta ainda que a Secretaria de Segurança divulgará dados que provam que o número de assaltos a escolas aumentou depois da retirada dos vigias pela Semec.

"Eu sei que realmente não existia um planejamento, pois estamos finalizando o plano Estadual de Segurança Pública, mas ele como gestor foi convidado para participar desse plano e não compareceu. Foram duas plenárias realizadas em Teresina e no interior, a última no dia sete de junho e ele não apareceu a nenhuma. Outro ponto importante é que Policial Civil não é vigia de escola. Ele trabalha para o policiamento ostensivo e de urgência e eu provo a ele que a partir do momento que ele tirou os vigilantes das escolas foi que surgiu o aumento dos assaltos", enfatizou Fábio Abreu.

O secretário de segurança defende que a culpa final pelos ataques é a própria educação municipal. O gestor avalia que existe uma "ineficácia do sistema educacional básico". "Ele falhou na educação em não transformar esse pessoal em marginais e isso é uma responsabilidade da prefeitura. Eu acho que ele como educador e gestor da Secretaria devia propor uma reeducação desses menores que é uma atribuição da prefeitura. Ele deve procurar esse menor não com visão punitiva, não é simplesmente lavar as mãos e dizer que a culpa é de alguém. A culpa é de quem falhou no processo educacional. É prefeitura, é secretário de Educação e se houve essa falha que ele participe do processo", completa Fábio Abreu.

Quanto ao comentário feito por Kleber Montezuma, de que como gestor da Segurança ele teria vergonha de ver as escolas usando concertinas, arame utilizado em penitenciárias, Fábio Abreu responde afirmando que a vergonha deve ser de quem falhou na prevenção. "Essas pessoas não vêm de marte. Eles são oriundos da falha na educação básica. Eles não chegaram sequer a educação infantil. Ele esqueceu que a responsabilidade dele é com a criança e com uma péssima educação não vamos ter isso mesmo", reforça.

O secretário de Segurança Pública informa que convocou o major Marcos Vinícius,  Comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar, e orientou que fossem realizadas rondas escolares não somente em escolas estaduais, mas que fossem estendidas às municipais. "Esse é o policiamento correto que é filosofia em qualquer lugar do mundo. O policiamento ostensivo nós fazemos, agora vigia de escola, os nossos soldados não serão", pontua.

O secretário completa afirmando que Kleber Montezuma ficará de fora do planejamento de Segurança, ao qual já foi convidado e recomenda ainda que o gestor procure se esclarecer melhor sobre a estrutura interna da prefeitura. "Acho que falta conhecimento a ele que a prefeitura tem uma Guarda Municipal. Se for o caso procuro o estatuto para ele ler e ele cobrar da própria guarda a proteção dos prédios públicos incluindo colégios. Ele não participará mais do planejamento de segurança pois se ele não participou de duas tratativas, se eu fizer três, quatro ele não vai participar. Ele precisa se esclarecer melhor na estrutura interna da própria prefeitura para não jogar as responsabilidades dele para os outros. Estou pronto para assumir as minhas responsabilidades", finalizou Fábio Abreu.

Troca de farpas

O secretário Municipal de Educação, Kleber Montezuma, foi falar sobre assaltos as escolas municipais e atacou a política de segurança do secretário Fábio Abreu. Segundo Montezuma, não existe planejamento na cidade para combater a violência. Veja matéria completa aqui. 

 

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais