Cidadeverde.com

LDO: Mainha apresenta emendas para instituições federais e recuperação de bacias

Imprimir

Brasília, 5/7/2017 - O deputado federal Maia Filho (PP-PI) apresentou nesta quarta-feira duas emendas ao projeto (PLN 1/2017) da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018, que garante recursos para o funcionamento de instituições federais de ensino superior e para recuperação das bacias hidrográficas. 

Maia Filho explica que a primeira emenda busca apoiar por meio do “Programa Educação de Qualidade para Todos”, o funcionamento de instituições federais de ensino superior, dando prioridade para as práticas laboratoriais.

“Um dos maiores problemas enfrentados por nossas universidades públicas é a dificuldade de oferecer aos seus alunos a efetiva prática do que se estuda em sala de aula”, justifica o parlamentar. “A falta de laboratórios e de equipamentos adequados para a realização das atividades acadêmicas prejudica a relação, que deve existir, entre teoria e prática.”

Picos - Maia Filho cita do novo curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Campus de Picos, que ainda não possui estrutura adequada para atender aos seus alunos e aos que virão. “O investimento em laboratórios de simulação além de atender aos alunos do Curso de Medicina beneficiará também estudantes dos Curso de Enfermagem e Nutrição, também presentes no Campus Senador Helvidio Nunes de Barros (CSHNB/ UFPI - Picos-PI). Serão diretamente beneficiados cerca de 700 alunos que já se encontram matriculados nos cursos supracitados.”

Rio Guaribas - A segunda emenda do deputado Maia Filho propõe a recuperação e preservação de bacias hidrográficas, com foco na revitalização e no desenvolvimento sustentável.

“Nossa meta é incluir o Rio Guaribas no Programa de Recursos Hídricos, do governo Federal, visando a sua revitalização, uma vez que esse rio se encontra em situação precária, além de estar seco em virtude da estiagem que assola o sertão piauiense”, destaca o deputado.

O rio nasce na Serra das Almas, no município de Pio IX, próximo à divisa com o estado do Ceará, a 600 metros de altitude, envolvendo os municípios de Bocaina, Sussuapara, Picos, Pio IX, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí, Francico Santos, Santo Antônio de Lisboa, São José do Piauí, São Julião e Fronteiras, no estado do Piauí, totalizando cerca de 209,2 km de comprimento.

Esse rio possui os afluentes Cana Brava e Pitombeiras, pela margem direita e Grotão, Riachão e São João, pela margem esquerda. Uma característica peculiar é o direcionamento de suas águas que, ao contrário do que ocorre com os outros cursos de água piauienses - que correm no sentido sul-norte - esse faz o caminho inverso.

“Picos é a maior cidade banhada pelo Rio Guaribas, sendo a terceira maior do Estado do Piauí. É nesse ponto que o rio Guaribas é atingido por diversos problemas como despejo de esgoto residencial e hospitalar sem tratamento, deposição de lixo, derrubada da mata ciliar e ocupação desordenada do seu leito, gerando problemas como assoreamento, alagamentos, transmissão de doenças, aceleração da evaporação do espelho de água e superaquecimento das áreas mais densamente povoadas”, relata Maia Filho.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais