Cidadeverde.com

Aline quer título para disputar Mundial 2009 e Londres 2012

Imprimir


Aline Coutinho segue um exemplo diferente da maioria dos judocas do Piauí. Enquanto a maioria deslancha das categorias de base, ela já  começou a competir quando adulta. Talvez por contrariar tal lógica, tenha sido apontada pelos técnicos como a piauiense que mais tinha  chances de disputar os Jogos Pan-Americanos em 2007, ao lado ou até mais que Sarah Menezes, que acabou na reserva. Como tudo na  vida da piripiriense é diferente, as contusões a tiraram do Pan, do Mundial Universitário, do Mundial de 2007, e da disputa por vaga em  Pequim.

"Favorita?! Eu não sei, mas duvido que alguém esteja com tanta vontade de vencer quanto eu. Tenho um milhão de motivos para querer este primeiro lugar", disse a judoca. E, com o histórico relatado, alguém duvida? Além dos motivos já colocados no parágrafo anterior, há também a vontade de ser campeã pela primeira vez em Teresina. O Campeonato Brasileiro Sênior acontece nos dias 11 e 12 de outubro, no ginásio do Iate Clube, com transmissão ao vivo e cobertura completa da TV Cidade Verde e Cidadeverde.com. Aline é titular da seleção piauiense na categoria meio-leve (até 52kg).
 
Foto: Washington Alves/COB
Aline em 2006 ergue a mão para comemorar o tricampeonato universitário

"Me arrepio desde o primeiro momento que soube que seria aqui, pois sempre quis lutar um Brasileiro em casa. Ficava morta de vontade quando via o pessoal do Júnior disputando", relatou Aline, que tem objetivos bem claros com o torneio além de fazer sua festa em casa: o Mundial Sênior de 2009 e os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O campeão de cada categoria no Piauí estará classificado para seletiva em novembro visando os dois torneios. "Só terei uma coisa e mente: vencer. Esta é minha última chance de disputar a seletiva para o Mundial e voltar para a Seleção Brasileira Principal", completou a judoca.

Os adversários já surgiram antes do torneio. Falta de patrocínio é até dispensável citar de tão comum que se tornou no esporte. Outro problema foram as contusões, que fizeram ela perder os dois últimos Brasileiros. De volta, a tricampeã universitária faturou prata nas últimas Olimpíadas Universitárias. Para completar, no tatame ela terá a titular do Brasil em Pequim, Andressa Fernandes (SP) e a piauiense Reigiane Carvalho, que defende e treina agora na Bahia, e com quem treinou durante anos.

"Estou tentando me neutralizar das amizades, acho que desta vez estou mais consciente disso. Hoje passei o dia assistindo a vídeos, fazendo anotações táticas... Quero estar bem psicologicamente, física e taticamente também. Estou fazendo tudo o que está ao meu alcance. Já que tive que parar por dois meses e meio recentemente, cada detalhe que eu consiga melhorar será fundamental".

 
Força de vontade: campeã mesmo com corte no supercílio - relembre aqui
 
Uma judoca movida a desafios
O número de cirurgias que Aline já teve de fazer é outra coisa dispensável de comentários, os dedos das duas mãos quase não contam mais. Lesões então... Deixa pra lá. Existe algo bem mais importante que o complicado histórico de problemas nos pulsos e joelhos da atleta: sua superação.

"Sou movida a desafios na vida e no Judô. Se fosse tudo fácil, já poderia até ter desistido, porque já teria motivos de sobra e de diversas naturezas, mas odeio quando alguma coisa acontece e me deixa como "impotente" diante dela. Por isto tanta teimosia!", revela Aline, que já pensou em parar, mas encontrou forças em si e nos amigos para continuar com seus sonhos. "E o mais importante: sou apaixonada por isso! Me arrepio, meus olhos brilham, passo o dia todo trabalhando, estudando, porque sei que ao final do dia terei minha recompensa: o treino nosso de cada dia".

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: