Cidadeverde.com

Em seis meses, zona Leste registrou 285 casos de violência a crianças e adolescentes

Imprimir

O presidente da Associação dos Conselhos Tutelares do Piauí (Acontepi), Francisco Leite, informou ao Cidadeverde.com que, de janeiro a junho deste ano, 285 casos de violência a crianças e adolescentes foram registrados na zona Leste de Teresina. A maioria das ocorrências é referente à negligência familiar, violência sexual e violência física. 

“O Conselho Tutelar trabalha a violação in locu. Na última segunda-feira registramos o caso de uma mãe que estava embriagada na praça principal da Vila Maria acompanhada dos dois filhos. A maioria dos casos é de negligência familiar”, conta o presidente da Acontepi. 

O Conselho Tutelar de Teresina realizou, nesta quinta-feira (13), ato em comemoração pelos 27 anos que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) entrou em vigor no País. Apesar dos avanços na garantia aos direitos dos menores de 18 anos, casos de violência continuam sendo registrados constantemente na capital. 

O presidente destaca que a implantação do ECA é importante porque, a partir da criação do Estatuto, é que os direitos de  crianças e adolescentes foram efetivados. “Houve, por exemplo, a formação do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direiros de Crianças e Adolescentes  e do Fundo da Infância, que arrecada recursos para a viabilização de políticas públicas para crianças e adolescentes”, destaca Francisco. 

O conselheiro reage às críticas de defende que o ECA protege menores infratores e contribui para impunidade. 

“Trabalhamos com direitos violados. Há essa quantidade grande de adolescentes infratores porque não há investimentos nas políticas públicas e eles acabam ficando vulneráveis. Aplicamos medidas de proteção. Garantimos direitos e isso não quer dizer que eles [infratores] não devam  pagar pelos atos infracionais que cometeram”, declara o presidente da Acontepi. 

O ato que comemorou os 27 anos do ECA foi realizado na Praça Rio Branco, no Centro, e reuniu conselheiros do Colegiado do Conselho Tutelar de Teresina ( I CT- Norte/II CT-Sudeste/III CT-Sul e IV CT-Leste. 

 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais