Cidadeverde.com

Lançado edital para Prêmio Jovem Cientista do Piauí

Imprimir


Solenidade de Lançamento do edital Prêmio Jovem Cientista do Piauí (SEDET) (João Allbert)

A PiauíTec, Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, será integrada, em sua edição 2017, ao Prêmio Jovem Cientista do Piauí. O edital para a premiação foi lançado pelo Governo do Piauí, nesta terça-feira (8), no Palácio de Karnak, resultado de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico  (Sedet) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Piauí).

O projeto, que irá englobar oito áreas do conhecimento,  incita o intercâmbio de trabalhos científicos dos estudantes das escolas da Educação Básica, à partir do 6º ano, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica do Piauí, das redes pública e privada. “Esse prêmio tem o objetivo de incentivar as nossas crianças, a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da sociedade”, explica Tiago Carvalho de Sousa, superintendente de Ciência e Tecnologia da Sedet.

O governador Wellington Dias aponta a realização do PiauíTec somada ao prêmio enquanto propostas de certificação pública de projetos locais, o que garante uma presença e um interesse maior do setor privado, fazendo empreendimentos e negócios. “O Piauí tem inúmeros cientistas, alguns já revelados por tese teórica, mas que ainda não tiveram oportunidade de transformar a sua ideia, a sua teoria, em uma prática. Temos na academia, temos no ensino fundamental e temos no meio popular. Eu cito em Picos, onde ali no entorno da Casa Apis a gente descobre cientistas que  desenvolveram equipamentos que hoje são replicados, são vendidos para o Brasil e para o mundo, na área do beneficiamento do mel”, destacou.

Ex-aluna da rede pública estadual de Campo Maior, a acadêmica de Farmácia, Nazaré Andrade, é um exemplo de que o reconhecimento de projetos científicos deve ser fomentado. Cursando o profissionalizante em Técnico em Enfermagem, na Escola Ceti, de tempo integral, a jovem foi uma das desenvolvedoras de um projeto que tratava do combate à hanseníase, preconizando o diagnóstico e auxiliando o acompanhamento de pacientes.

O resultado foi a participação em cinco feiras nacionais, em uma delas Nazaré levou o 1º lugar o que levou a jovem a representar o Piauí e o Brasil na maior feira mundial de Ciência e Tecnologia, na Bélgica. A ex-aluna falou da importância de premiações como a lançada pelo governo. “A ciência pode ganhar o mundo. Quantos jovens que estão aqui poderão virar cientistas”, diz Nazaré.

Como participar

Os interessados poderão inscrever suas propostas de trabalho para a competição que terá a outorga da premiação durante a realização da Piauitec’2017 – Feira Estadual de Ciência e Tecnologia do Piauí. Esse evento acontecerá em outubro deste ano, quando é realizado a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, trabalhando o tema:  “A Matemática está em tudo”.

A data limite para o envio dos trabalhos é até o dia 15 de setembro de 2017 e não serão aceitos os enviados fora do prazo. A Comissão de Organização da Piauitec 2017 – Feira Estadual de Ciência e Tecnologia do Piauí enviará uma confirmação da inscrição quando todas as informações forem registradas. O trabalho completo deve ser anexado no formulário em formato PDF, antes da submissão, e cada professor poderá inscrever até 5 projetos.

PiauíTec 2017

O PiauíTec acontecerá no Parque da Cidadania de Teresina e a apresentação dos trabalhos será nos dias 28 e 29 de outubro de 2017,  a partir das 17 horas. O evento estará aberto à participação e visitação de estudantes, professores e demais visitantes, de forma gratuita.

 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais