Cidadeverde.com

ANP aprova inscrição de 14 empresas para leilão de áreas de petróleo; veja lista

Imprimir

Um total de 14 empresas estão inscritas e aprovadas até o momento para participar da 14ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de Petróleo e Gás, em 27 de setembro, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quarta-feira (9). Dentre as inscritas, estão grandes nomes do setor como a Petrobras, Shell, Exxon Mobil, Total, Repsol e BP. Das 14, 11 são de origem estrangeira e 3 ainda não possuem contrato para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

As novatas na disputa são Wintershall e EA Deutssche Erdoel AG, da Alemanha, e Petronas Carigali, da Malásia. Segundo a ANP, nos dias 16, 23 e 25 de agosto, serão avaliadas outras solicitações de inscrição. Ao todo, 36 empresas preencheram o formulário de inscrição para participação na rodada.

Lista de empresas aprovadas
- BP ENERGY DO BRASIL LTDA (Reino Unido)
- DEA DEUTSCHE ERDOEL AG (Alemanha)
- EXXONMOBIL EXPLORAÇÃO BRASIL LTDA (Estados Unidos)
- GEOPARK BRASIL EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS LTDA (Bermudas)
- KAROON PETRÓLEO E GÁS LTDA (Austrália)
- MUNCKS & REBOQUES BRASIL LTDA (Brasil)
- PETRÓLEO BRASILEIRO S.A - PETROBRAS (Brasil)
- PETRONAS CARIGALI SDN BHD (Malásia)
- PTTEP BRASIL INVESTIMENTOS EM EXPLORACAO E PRODUCAO DE PETRÓLEO E GÁS LTDA (Tailândia)
- REPSOL EXPLORACIÓN S/A (Espanha)
- SHELL BRASIL PETRÓLEO LTDA (Reino Unido)
- TOTAL E&P DO BRASIL LTDA (França)
- VIPETRO PETRÓLEO S.A (Brasil)
- WINTERSHALL DO BRASIL SERVIÇOS LTDA (Alemanha)

O que está em jogo da 14ª rodada
A 14ª Rodada de Licitação de blocos exploratórios de petróleo e gás natural, sob regime de concessão, será realizada em 27 de setembro. Uma das principais novidades é a retirada de conteúdo nacional como exigência da licitação. Serão ofertados 287 blocos em 29 setores de 9 bacias sedimentares, totalizando uma área de 122.622,40 quilômetros quadrados. Em mar, serão ofertados 110 blocos, distribuídos pelas bacias de Campos, Espírito Santo, Santos e Sergipe-Alagoas. Já em terra, serão ofertados 177 blocos, nas bacias do Espírito Santo, Paraná, Parnaíba, Potiguar, Recôncavo e Sergipe-Alagoas.

Segundo a ANP, a oferta em bacias de elevado potencial, de novas fronteiras e bacias maduras permite oportunidades para grandes, médias e pequenas empresas participarem da exploração e produção de petróleo e gás no país.

Em uma hipótese de todos os blocos serem arrematados sem ágio, o bônus arrecadado com o leilão seria de aproximadamente R$ 1,69 bilhão.
 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais