Cidadeverde.com

Homens superam obstáculos para garantir fertilidade, diz especialista

Imprimir


Urologista Giuliano Aita

A paternidade é o sonho da maioria dos homens, mas são muitos os obstáculos que podem impedir a procriação. Desde o fator financeiro até os problemas de saúde. Mas a boa notícia é que esses gargalos podem ser superados e tratados adequadamente.

 

O urologista Giuliano Aita, membro do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia, aponta que entre os problemas que podem comprometer a fertilidade masculina está a varicocele.


A varicocele afeta 15% dos homens e prejudica tanto a quantidade quanto a qualidade dos espermatozóides. Ela se caracteriza pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, ocasionando represamento do sangue e varizes.


Giuliano Aita diz, contudo, que existe tratamento para a doença. Ele explica que há três caminhos, sendo o cirúrgico o predominante. "Alertamos para a necessidade de exames regulares com o urologista, pois no caso da varicocele, por exemplo, ela é assintomática e silenciosa, embora às vezes possa provocar dor", comenta.


A varicocele em geral atinge o testículo esquerdo (em até 95% dos casos), mas pode estar presente em ambos. Um espermograma mostrará a situação do paciente, a partir de quando se inicia o tratamento.


A fertilidade masculina pode ainda ser ameaçada por infecções genitais, que lesam o sistema reprodutor masculino. "Temos ainda a criptorquidia, uma doença congênita caracterizada pela descida incompleta dos  testículos ao escroto", elenca o médico, lembrando que a correção pode ser feita por meio de cirurgia.


Giuliano Aita frisa que após 12 meses de relações sexuais regulares, sem uso de preservativo ou anticoncepcional, o casal que pretende engravidar deve procurar ajuda, pois a infertilidade é provável. O sonho de ser pai, às vezes, precisa da ajudinha da medicina. Aliás, da grande ajuda da medicina.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais