Cidadeverde.com

Distritão fará Brasil regredir "séculos", avalia especialista

Imprimir

Foto: Glenda Uchôa/Rádio Cidade Verde

A advogada Geórgia Nunes, coordenadora geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, avaliou como péssima a proposta que tramita no Congresso Nacional para adotar o voto distrital nas eleições brasileiras. A especialista na área comparou a situação a estar caminhando para um abismo e disse que o país irá regredir séculos na busca por efetiva participação de toda a sociedade. 

"O Distritão é para nós um grande retrocesso democrático. Nós vamos voltar atrás séculos de avanços rumo a uma maior participação popular", disse em entrevista ao Acorda Piauí, da Rádio Cidade Verde, nesta segunda-feira (14). Geórgia Nunes afirma que a proposta acaba com os esforços de se garantir a participação das minorias no sistema político e favorece a perpetuação dos mesmos mandatários no poder. 

Apesar de fácil explicação, uma vez que o mais votado é quem vence a eleição, o "Distritão" também pode promover um descarte de muitos votos, na visão de Geórgia Nunes. A advogada também vê risco de eleição de pessoas em razão do seu grande apelo popular ou do poderio econômico. Além disso, abre-se a chance de se ter apenas um ou dois partidos sendo representados no parlamento. 

"O correto, e assim funciona em democracias avançadas, é que os partidos tenham uma identidade e as pessoas se identifiquem com aquela ideologia", disse a advogada. "Nós precisamos melhorar todo o sistema eleitoral. O problema é que nós estamos alterando determinadas regras como se eu alterasse um pilar sem pensar nos 20 andares que estão em cima desse pilar".

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais