Cidadeverde.com

Dona Ivone Lara é internada em CTI de hospital, no Rio

Imprimir


Dona Ivone Lara tem 96 anos Foto: Divulgação

A cantora e compositora Dona Ivone Lara, de 96 anos, está internada no CTI da Coordenação de Emergência Regional Leblon, anexo ao Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio. A informação é da Rádio CBN. Ela foi levada para a unidade após ter vômitos e dores no peito na manhã desta sexta-feira. A artista está internada pra realização de exames e acompanhamento.

Na quinta-feira, após se sentir mal em casa, a sambista foi levada pra uma Unidade de Pronto Atendimento, onde recebeu o diagnóstico de hipoglicemia. Depois de receber alta médica, ela voltou pra casa.

Filha de uma cantora de rancho, manifestação carnavalesca que foi uma espécie de embrião das escolas de samba, Yvone Lara Costa, ou simplesmente Dona Ivone Lara, começou a compor com 12 anos. Seu primeiro samba foi “Tiê-tiê”.

A grande dama do samba nasceu em 1921, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em outubro de 1947, mudou-se para Madureira, na Zona Norte do Rio, e lá começou a frequentar a extinta escola de samba Prazer da Serrinha.

Já nessa época, ela compunha muitos sambas. Mas, como havia grande preconceito com as mulheres, suas composições eram apresentadas como se fossem de autoria de Mestre Fuleiro, primo de dona Ivone.

Ivone Lara casou em 1947 com Oscar Costa, filho do presidente da escola Prazer da Serrinha. Tornou-se enfermeira e formou-se logo depois como Assistente Social. Especializou-se em Terapia Ocupacional e dedicava-se a trabalhos em hospitais psiquiátricos. O trabalho como enfermeira caminhava junto com a carreira artística. O primeiro disco, “Sambão 70”, foi gravado em 1970.

Em 2002, Dona Ivone Lara foi a grande homenageada do prêmio Shell e, em 2012, escolhida como tema do enredo de sua escola de coração, o Império Serrano. Ao longo da carreira, Dona Ivone Lara já compôs mais de 300 canções e gravou cerca de 20 discos.

 

Fonte: Extra 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais