Cidadeverde.com

Reforma Política não vai acabar com Caixa 2, avalia Evaldo Gomes

Imprimir

Fotos: Glenda Uchôa/Rádio Cidade Verde

Em entrevista na Rádio Cidade Verde nesta terça-feira (22), o deputado estadual Evaldo Gomes (PTC) disse que o poder econômico vai continuar a prevalescer nas eleições, mesmo se a Reforma Política que tramita no Congresso Nacional for aprovada. Para o parlamentar, o Caixa 2 ainda irá garantir a campanha de vários políticos no Brasil. 

"É até duro, difícil, como parlamentar eleito, chegar e falar isso numa entrevista como essa. Mas, infelizmente ainda no Brasil o que prevalesce para a eleição dos parlamentares, especialmente na Câmara Federal, ainda é o Caixa 2", disse o deputado no Acorda Piauí, sem dimensionar o impacto da ilegalidade no resultado das eleições. 

Evaldo Gomes ressaltou que é necessário reforçar o combate ao uso de dinheiro não declarado em campanhas eleitorais. "Quem tem recurso, quem tem dinheiro, poder econômico, sempre vai prevalescer na eleição. Lógico que cabe à população fiscalizar, cabe ao Ministério Público ser mais duro na fiscalização, a Justiça ser mais severa", acrescentou. 

O parlamentar é contra a proposta do "Distritão" que integra a Reforma Política, na qual somente os mais votados seriam eleitos. "O modelo é tão atrasado que só existe em quatro países", criticou. Mesmo assim, Gomes afirmou que o PTC do Piauí está pronto para eleger seu primeiro deputado federal, independente das regras do pleito de 2018. 

Perguntado sobre a proposta ideal de reforma, Evaldo Gomes disse que ela só será votada quando "os deputados deixarem de olhar para o próprio umbigo". "Quando se discute a Reforma Política prevalesce a questão individual de cada parlamentar", declarou. 

Ouça a entrevista na íntegra:

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais