Cidadeverde.com

Estado lança plano de prevenção após registrar 152 suicídios no ano passado

Imprimir
  • appm3.jpg
  • appm2.jpg
  • appm1.jpg
  • appm.jpg

No Piauí, foram registrados 152 casos de suicídios em 2016. Os números fazem com que o Estado possua a maior taxa de mortalidade por suicídio do país, com a média de 7,6 mortes a cada 100 mil habitantes e foram apresentados nesta quinta-feira (24), no lançamento do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio e abertura do Seminário Estadual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio.

O evento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) que acontece na Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM). O titular da pasta, Florentino Neto, confirmou os números e destacou que a preocupação, com o aumento da estatística, fez com que sempre houvesse um trabalho de prevenção no Estado, que culminou na elaboração do Plano. 

"Esse Plano envolve uma série de metas, mas tem como objetivo geral a prevenção ao suicídio. Precisamos trabalhar na capacitação através do SUS e do SUAS e também sensibilizar a sociedade caminhando de mãos dadas com as entidades da sociedade civil que realizam um trabalho de prevenção, como o Centro de Valorização a Vida (CVV)", informou o secretário. 

Ele disse que espera que o Plano possa se consolidar como uma política estadual de prevenção e que possa contribuir com a diminuição dos casos. 

O governador Wellington Dias, os deputados Zé Santana, Francis Lopes e Helio Isaías, além de outras auoridades políticas estão presentes no encontro.

Wellington Dias (PT) destacou que o governo vai trabalhar uma rede qualificada para prevenção ao suicídio. "Para qualificar todos os profissionais das mais diversas áreas nos 224 municípios, para estarmos integrados com condição de atendimento regional. Eu coloco a importância de trabalhar um cabeça de rede para se ter uma alta complexidade nesse atendimento, como já temos na área da pessoa com deficiência e agora estamos criando na política sobre drogas, na saúde também. Queremos trabalhar ainda para preparar as famílias e as pessoas para a prevenção", disse.


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais