Cidadeverde.com

Moradores da zona Leste são os que mais jogam lixo em local inadequado

Imprimir

Um levantamento realizado pela Prefeitura de Teresina identificou 76 pontos críticos de despejo irregular de lixo na capital e a zona leste lidera as notificações. Para reprimir o descarte inadequado, o programa Lixo Zero realiza a fiscalização e a autuação durante todos os dias da semana, nos turnos manhã e tarde, em zonas alternadas. 

Os lixões foram identificados em todas as zonas da cidade. A zona Leste lidera, com a existência de 22 pontos críticos de despejo irregular de lixo, localizados nos bairros: Fátima, Ininga, Horto, Piçarreira, Satélite, Pedra Mole, Vale do Gavião, Vale Quem Tem, Vila Maria, Planalto Uruguai, Samapi, Morada do Sol, Noivos e São João. Já a zona Sul possui 20 pontos, distribuídos nos bairros: São Lourenço, Polo Empresarial Sul, Angelim, Distrito Industrial, Parque Piauí, Santa Luzia, Macaúba, Monte Castelo, Cidade Nova, Parque Rodoviária, Bela Vista, Lourival Parente, Morada Nova, Tabuleta, Ilhotas.

As zonas Norte e Sudeste possuem 17 pontos críticos, cada. Os bairros identificados foram: Parque Wall Ferraz, Santa Mª da Codipi, Nova Teresina, Alto Alegre, Memorare, Real Coapgre, São Joaquim, Matadouro, Pirajá, Matinha, Marquês, Aeroporto, Por Enquanto, Livramento, Gurupi, Dirceu, Parque Ideal, Renascença, São Sebastião, Parque Poti, Novo Horizonte, Redonda e Tancredo Neves.

Para o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Vicente Moreira, o principal ponto do programa é informar a população, com o objetivo de educar e conscientizar os moradores para que eles não tornem a repetir os mesmos erros de descarte incorreto do lixo. 

"A gestão dos resíduos é uma responsabilidade compartilhada, que precisa da intervenção do município, mas também a contribuição de toda a população que, além de evitar o hábito de descartar o lixo em locais impróprios, também pode trabalhar em conjunto, informando e denunciando irregularidades", acrescenta.

As ações do Programa consistem em notificações, autuações, apreensões, conduções ao Ponto de Recebimento de Resíduo (PRRs) e infrações de trânsito. 

"Nós realizamos um trabalho constante de monitoramento desses pontos para identificar os infratores que depositam os resíduos em locais impróprios. A multa varia de R$ 318,67 a R$ 3.186,74, dependendo da infração e/ou reincidência. No entanto, a fiscalização não acontece apenas no intuito de penalizar quem for pego praticando algum tipo de descarte irregular. Mas, principalmente, no sentido de conscientizar e educar a população sobre a importância de dar a correta destinação ao lixo", afirma o coordenador do Programa Lixo Zero, Felipe Gomes.

A população pode denunciar situações de descarte irregular através do Colab.re, aplicativo para celular disponível gratuitamente para todos os aparelhos com sistema android ou Ios lançado pela Prefeitura de Teresina para solicitações e/ou reclamações. 

No monitor Colab.re, o órgão municipal tem acesso a uma lista de fiscalizações e propostas dos usuários, acompanhadas de foto, endereço físico e link para cada problema relatado, além de visualizar comentários e curtidas de outros seguidores, bem como o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais