Cidadeverde.com

CVV faz caminhada pela prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Imprimir

No mundo inteiro ocorre um suicídio a cada 40 segundos, resultando em 800.000 suicídios por ano. No Brasil ocorre um suicídio a cada 45 minutos e cerca de 60 tentativas de tirar a vida por dia. Segundo estudo da Unicamp, cerca de 17% dos brasileiros já pensaram em cometer suicídio em algum momento de suas vidas. Entretanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga a estatística de que 90% dos casos de suicídio poderiam ter sido evitados no mundo se houvesse sido dado o atendimento emocional necessário, seja ele profissional (psicólogos/psiquiatras), como também através de apoio dado por instituições voluntárias como o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Assim, para dar destaque à prevenção ao suicício, criou-se o Setembro AMamarelo, onde busca-se chamar a atenção para o fato de que é possível prevenir aquela ocorrência. O CVV Teresina, em suas atividades do Setembro Amarelo, irá realizar neste domingo, dia 10/09, uma caminhada pela vida, que irá realizar-se na Avenida Raul Lopes, às 18 hs. A Caminhada terá início em frente ao prédio do Eurobusiness e irá até o balão da ponte da Primavera.  As pessoas que desejarem participar poderão ir, de preferência, de camiseta amarela, cor que simboliza esse movimento. 

Para complementar esse trabalho de sensibilização do Setembro Amarelo, o CVV Teresina solicitou à Prefeitura que iluminasse a Ponte Estaiada na cor amarela, de 10 a 16/09, bem como solicitou ao Palácio de Karnak que providenciasse uma iluminação amarela para o prédio durante o mês de setembro. 

Ainda dentro das atividades comemorativas do mês, o CVV irá promover palestras no auditório do IFPI (prédio central), no dia 12/09, a partir das 10 hs. Irão proferir palestras o psicólogo Daniel Feitosa, sobre o tema " Um olhar sobre fatores de proteção do suicídio", e o psicólogo Carlos Henrique Aragão com o tema "Pósvenção: o cuidado necessário aos enlutados por suicídio".

Além disso, o CVV Teresina irá realizar 15 palestras em colégios, universidades e empresas tratanto da questão da prevenção ao suicídio.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais