Cidadeverde.com

Eventos fazem alerta para alto índice de suicídio em Teresina

Imprimir

Dois eventos em Teresina, neste domingo, 10, chamam atenção para o alto índice de suicídios na capital. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza ato alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento acontece no Parque Estação Cidadania, a partir das 17h.

“Faremos uma caminhada, cujo ponto de encontro será ali no anfiteatro do parque. Vamos seguir em caminhada chamando atenção do público presente com cartazes relativos ao tema prevenção ao suicídio e distribuindo material informativo”, explica Marlene Moura Fé, diretora do Hospital da Primavera e uma das organizadoras do ato. Após a caminhada, haverá um abraço coletivo e uma roda de conversa.

A Federação Espírita do Piauí (FEPI) também faz ato alusivo ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado neste domingo. A programação começa às 17h, com panfletagem e oração e vários pontos de Teresina entre eles: avenida Frei Serafim, em frente ao Hospital Getúlio Vargas, no bairro Parque Piauí nas proximidades do mercado, no cruzamento das avenidas Dom Severino e Presidente Kennedy, campo de futebol do bairro Santa Fé, na avenida principal da Vila Betinho, FEPI e segundo andar do Teresina Shopping.

A FMS mantém há quase três anos o PROVIDA, ambulatório especializado no tratamento de pessoas com ideação suicida. O local fica dentro do Centro Integrado Lineu Araújo e disponibiliza psicólogos e psiquiatra.

O PROVIDA atende todos os públicos, inclusive crianças e adolescentes e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O atendimento é por demanda espontânea, ou seja, não precisa de marcação prévia. O paciente é atendido por psicólogo e psiquiatra e, dependendo do quadro, inicia o acompanhamento no ambulatório. Em 2016, o ambulatório de prevenção ao suicídio realizou 3.137 atendimentos a pessoas com ideação ou crise suicida.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais