Cidadeverde.com

Médicos veterinários discutem "Saúde Única" em evento no Piauí

Imprimir

Foto: Pablo Cavalcante/Rádio Cidade Verde

Começou nesta segunda-feira (11) a 35ª Semana do Médico Veterinário, promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI). O evento, que prossegue até quarta-feira no centro tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, tem como tema "Saúde Única: Um Desafio para a Medicina Veterinária". 

O presidente do CRMV-PI, José Wellington Dias, participou do Cidade Verde Notícias desta segunda-feira e falou sobre a programação do evento. Ele defendeu que mais prefeituras contratem veterinários no estado - hoje apenas seis possuem o profissional no Programa Saúde da Família. O médico veterinário contribui para a prevenção de zoonoses em humanos quando trata e orienta o cuidado com animais de estimação. 

As palestras do evento vão abordar, entre outros temas, algo pouco discutido no Piauí: as doenças transmitidas por tatus. Alvos de caçadores em várias regiões do estado - o que é proibido - o animal se tornar nocivo à saúde de humanos.

Também serão debatidas as arboviroses, doenças transmitidas por mosquitos, como a denque e a chikungunha. Especialistas de outros estados vieram ao Piauí para participar das palestras. 

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais