Cidadeverde.com

Projeto reúne poesia, música nordestina e reggae na Praça Pedro II

Imprimir

Trabalhando a poesia contemporânea feita no Piauí como forma de criar conexões, formar plateia, novos artistas e ocupar espaços públicos com arte e cultura, o projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação ao longo do ano tem ocupado a praça Pedro II, centro histórico de Teresina. Nesta sexta (15/09), o projeto chega a 5ª edição desta temporada 2017, a partir das 18h13, sempre de maneira gratuita e com ampla participação do público, integrando diferentes gerações.   

A cada edição o projeto poético se consolida como uma trincheira de arte, economia criativa e música. O Tensão, Tesão & Criação é um espaço para a poesia contemporânea por meio de recitais e performances em noites de poesia e resistência, chamando atenção por meio da arte, para a necessidade de resgate e uso de espaços públicos de maneira positiva, como acontece na praça Pedro II nas noites de sarau.

“O projeto acontece como uma política pública independente e autoral agregando artistas, músicos, produtores e fomentando a produção e expressão da poesia contemporânea brasileira feita no Piauí. Com programação totalmente gratuita, o projeto que acontece desde 2015 gera conexões e possibilita o surgimento de novos artistas da poesia. Trazemos para o centro histórico arte e cultura, de maneira pública e democrática e em espaço público”, explica o idealizador do evento, João Henrique Vieira.

Além do sarau e feira artística a edição desta sexta-feira (15) apresenta os pocket shows do vocalista da banda Cochá, Luís Paulo, que é personalidade ativa dentro do movimento de música autoral piauiense e do reggae. O cantor também interpreta clássicos da MPB na noite teresinense.

O outro pocket show da noite é Banda de Pífanos Caju Pinga, banda que mistura música, teatro e dança. A banda tem em seu repertório  músicas autorais, versões de composições piauienses e de compositores como Alceu Valença, Maria da Inglaterra e Luiz Gonzaga. O trabalho do grupo valoriza a música nordestina, que permeia ritmos como baião, xote, reisado, maracatu, ciranda, coco e xaxado, apresentados na versatilidade do pífano.

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais