Cidadeverde.com

Projeto Sinfonia nos Bairros vai ao Dirceu II neste domingo

Imprimir

No domingo, dia 17, a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) levará o melhor da música erudita e popular ao bairro Dirceu II, zona Sudeste da capital. O concerto é mais uma apresentação dentro do projeto Sinfonia nos Bairros, que foi criado em 2011, levando a Orquestra para mais perto do povo, com apresentações em igrejas das zonas rural e urbana de Teresina, uma vez por mês, sempre aos domingos. O local escolhido foi a Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus e o concerto acontecerá às 18h30.
 
O objetivo do projeto, segundo o maestro Aurélio Melo, é proporcionar a um público de todas as idades a apreciação da música clássica, “gênero que a maior parte das pessoas não está acostumada a ouvir em rádios e em outros meios de comunicação”, disse.

O repertório dos concertos é elaborado de forma a mostrar às pessoas um pouco da música de compositores eruditos, como Mozart e Beethoven, mas, é mesclado com arranjos especiais de canções populares e hinos religiosos. No fim do ano, o mesmo projeto tem adicionadas canções natalinas, executadas com a participação de solistas.

“A escolha das igrejas como palco se deve à ausência de locais apropriados nos bairros para a realização de concertos desse tipo de música, que requer maior atenção, acústica adequada e o conforto necessário para que o espectador possa acompanhar com atenção o concerto. Além de oferecerem a acústica ideal para um concerto sinfônico, são as igrejas que proporcionam o encontro da Orquestra com o público, que já frequenta as solenidades religiosas”, explicou Abiel Bonfim, administrador da Orquestra e superintendente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, instituição mantenedora da OST.

Formada por 63 músicos, dois regentes e 14 membros na equipe de produção/técnica/apoio, a OST mantém uma programação anual repleta de atividades que movimentam a cena cultural de Teresina e de todo o Estado, com concertos a preços populares ou gratuitos, incluindo o projeto Concertos Matinais, Sinfonia nos Bairros, Sinfonia nas Praças, OST nas Escolas, Ensaio Aberto, concertos com cantores convidados, além de eventuais apresentações temáticas.

Para a temporada deste ano, a Orquestra Sinfônica de Teresina conta, ainda, com uma importante parceria com o Conselho Nacional do SESI, que patrocina todas as atividades, num investimento que vai desde a produção, a manutenção da orquestra, à realização dos projetos e concertos.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais