Cidadeverde.com

FMS apresenta plano de reorganização das UTIs neonatais a vereadores

Imprimir

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, se reuniu nesta sexta-feira (15) com vereadores da capital para apresentar o plano de reorganização dos serviços oferecidos nas UTIs neonatais de Teresina, que tem sido motivo de estudos e debates entre a FMS e Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI). 

De acordo com o plano, as maternidades municipais serão retaguardas da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), que será a responsável por toda a alta complexidade materno-infantil em Teresina. A nova proposta prevê que a MDER passe de 30 para 40 leitos de UTI Neonatal (UTIN) até 2018, enquanto as maternidades municipais ficariam com as UTIs de média complexidade, ou seja, as unidades de cuidados intermediários (UCINco). 

Segundo Sílvio Mendes, a concentração dos leitos na MDER seria por causa do suporte que a maternidade tem, por ser classificada como referência para alta complexidade. Ela concentra profissionais como neurocirurgião, neuropediatra, cirurgião infantil e outros profissionais. A FMS por sua vez vai investir para ampliar o número de leitos de 21 pra 49 leitos Ucinco, assim como otimizar o serviço.

"Nenhuma UTI pediátrica será fechada no município de Teresina”, diz Sílvio Mendes. Na reunião que aconteceu dia 13 de setembro, a proposta de reorganização dos serviços oferecidos nas UTIs neonatais de Teresina foi submetida ao controle social, que é formado pelo Consellho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS). 

“Se o Conselho Municipal de Saúde, que se mostrou contra, continuar com essa postura vou ao Judiciário. Por uma questão de princípio e responsabilidade como gestor, que é de fazer o que for correto”, afirma Sílvio Mendes.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: FMS