Cidadeverde.com

Seadprev doa carro para ajudar brigadistas no combate a incêndios

Imprimir

O Secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva assinou hoje(25) o Termo de Cessão de um veículo para a Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado do Piauí(ABEVEPI), uma instituição civil sem fins lucrativos formada por pessoas da comunidade, inclusive servidores públicos estaduais. A Associação funciona há 1 ano e realiza treinamentos nas comunidades para preparar os moradores para o caso de um incêndio no local.

Segundo o Presidente da Abevepi, Marcos Rolf, o trabalho dos brigadistas é um projeto mundial e o Piauí agora está se engajando. Em cada lugar criamos um Núcleo Comunitário que fica responsável por difundir as informações. "Já são 30 brigadistas treinados e vamos treinar mais 30 pra fazer esse trabalho preventivo", diz Marcos.

Para o Secretário Franzé, o trabalho dos brigadistas é importante porque dos nossos 224 municípios, apenas 4 tem Corpo de Bombeiros. Franzé explica que todos as cidades devem ter esse trabalho para participar do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres -S2ID,  do Ministério da Integração Nacional, que permite aos gestores públicos e pesquisadores desenvolver o conhecimento na gestão de riscos e de desastres.

Segundo o secretário, os municípios têm que ter treinamento de brigadistas para serem inseridos no ICMS Ecológico, que é um mecanismo tributário que possibilita às cidades acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS. "Aqui no Piauí, apenas Teresina e Altos tem brigadas treinadas", afirma.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais