Cidadeverde.com

Ponte Estaiada recebe iluminação dourada em alerta ao câncer infantojuvenil

Imprimir

A campanha Setembro Dourado acontece nacionalmente com o objetivo de alertar a população para o diagnóstico do câncer infantojuvenil. Em prol da causa, a ponte João Isidoro França, conhecida por Ponte Estaiada, vai receber uma iluminação especial a partir desta segunda-feira (25). As luzes da cor dourada iluminarão a cidade até o próximo sábado (30).

Para o coordenador de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Davimar Holanda, a campanha é importante para conscientizar a população sobre a doença. "A Prefeitura de Teresina já aderiu às campanhas do Setembro Amarelo, Janeiro Branco, Outubro Rosa, dentre outras, porque é sensível aos movimentos em favor da vida. Nós entendemos que o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil pode representar o início da cura, por isso é importante alertar sobre a doença", declara.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no país, anualmente, são registrados mais de 10 mil casos de câncer entre crianças e adolescentes. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura ficam em torno de 70%. Por conta disso, pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais e sintomas da doença.

Sinais e sintomas 

Dores nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, mancha branca no olho, são alguns dos sintomas que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente e que indicam a necessidade de um exame feito por um especialista. 


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais