Cidadeverde.com

Prefeito de Monsenhor Gil recompensa denúncias de incêndios no município

O prefeito da cidade de Monsenhor Gil, João Luiz,  adotou as recompensas como uma medida urgente para conter os incêndios, que já consumiram quilômetros de mata na cidade. Para denunciar, a população pode acionar o 190, da Polícia Militar, que repassa os casos à Prefeitura. 

“Ainda nem determinamos um valor fixo para recompensar as pessoas, mas quem denunciar pode nos procurar que vamos dar um jeito. Queremos mesmo é acabar com essas queimadas de todas as formas, que pioram muito nessa época do ano”, declarou o prefeito.

O Corpo de Bombeiros informou que a maioria das queimadas ocorre de forma intencional e os militares não estão conseguindo atender todas as ocorrências na região metropolitana de Teresina, que chegam a 27 em apenas um dia.

Além dos incêndios que ocorrem de forma natural, devido ao mato seco, os bombeiros destacam que a situação piora bastante com o fogo intencional, já que neste período do ano também há o início de plantações e roças e os produtores costumam queimar lixo e mato para preparar os terrenos.

“As pessoas colocam fogo até para retirar abelhas de um terreno e essas chamas saem de controle. Não é por maldade, mas acontece e é proibido. Todo mundo precisa entender que não se pode fazer isso em nenhuma época, mas nesse período a situação fica ainda pior. Além do risco de vida, esse fogo prejudica o sistema respiratório e ainda aumenta muito as temperaturas que já estão elevadas”, explicou o major Egídio Leite, relações públicas do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais