Cidadeverde.com

Outubro Rosa: mulheres farão plantio de ipês rosa no Parque da Cidade

Imprimir

No mês em que diversos países se mobilizam em torno da campanha Outubro Rosa, voltada para necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Teresina também se movimenta para chamar a atenção da população para esse assunto. Uma das ações em alusão à campanha acontece às 9h desta sexta-feira (06), no Parque da Cidade, zona norte, onde dezenas de mulheres estarão reunidas para fazer o plantio de 50 mudas de ipês rosa, cor que remete ao movimento.

O evento, intitulado “Da Pureza do Ipê à Sensibilidade da Mama”, é organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e Coordenação Municipal de Arborização, e deve reunir representantes de entidades e movimentos populares, lideranças comunitárias, gestoras e personalidades de Teresina.

“Essa foi uma maneira simbólica e sensível que encontramos para apoiar esse movimento tão importante, que propõe alertar a população sobre a importância de prevenir e diagnosticar esse tipo de câncer, um dos mais causa morte de mulheres”, destaca o secretário da Semam, Olavo Braz.

O ipê foi a espécie escolhida para esse plantio porque além de ser uma importante árvore da flora brasileira e possuir grande resistência ao clima, revela um espetáculo ao pontilhar a cidade com o colorido de sua floração, que se inicia no mês de julho e segue até novembro.

Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa começou no fim do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

Em 1997, entidades de algumas cidades dos Estados Unidos começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. De lá pra cá, o movimento se expandiu e tem motivado e unido diversos povos em torno da causa. Nesse sentido, a iluminação em rosa tem importante papel, pois se tornou uma leitura visual compreendida mundialmente.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais