Cidadeverde.com

Crianças lançam livro sobre Trabalho Infantil no Teresina em Ação

Imprimir

Crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) de Teresina lançam o livro ‘Folheando o que a gente sente’ durante o Teresina em Ação deste sábado (07), no bairro Santa Maria da Codipi, contemplando diversas comunidades da zona norte. O projeto é resultado da coletânea do segundo concurso de redação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de 2017, que teve como tema ‘Como sonho viver meu futuro?’.

Cerca de 160 escritores, de 10 a 14 anos, compuseram redações e desenhos, com soluções para o fim do trabalho infantil. Durante o Teresina em Ação, serão expostos 500 exemplares do livro, que possui 90 páginas. O livro deve ser entregue ao prefeito Firmino Filho; a Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e membros das demais políticas públicas de Teresina.

“O lançamento do livro promove uma melhoria na autoestima das crianças, dos seus familiares e da comunidade. É a produção de uma reflexão do que eles fazem, sentem, pensam, vivem e de que mundo eles querem. Na maioria das redações é apresentada que eles querem ter uma profissão, casar, ter filhos e ter uma condição de dar uma vida melhor a esses filhos. Quem tiver a oportunidade de ver o livro, verá o que eles sentem realmente”, comenta Franciana Beleense de Sales, coordenadora do PETI.

O PETI é vinculado à Semcaspi e trabalha a partir de ações estratégicas estruturadas em cinco eixos: informação e mobilização; identificação; eixo proteção social; eixo defesa e responsabilização e monitoramento.

“A etapa que estamos vivenciando com o lançamento do livro é a informação e mobilização. As crianças e adolescentes, seus pais e a comunidade têm que saber que trabalhar é bom, mas na hora certa, pois o trabalho infantil é uma grande mazela para o futuro dessas crianças que serão adultos adoecidos. Essa é a hora de mudar essa realidade”, frisa Franciana Beleense de Sales.

Além do lançamento do livro, a quinta edição do Teresina em Ação trás novidades. Entre eles está a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), com a divulgação dos serviços através de folder; a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), com atendimento com informações sobre a linha de crédito do banco popular, exposição de produtos artesanais para comercialização e espaço digital (Robótica).
 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais