Cidadeverde.com

Águas de Teresina antecipa metas e beneficia mais de 300 mil pessoas

Imprimir

A Águas de Teresina completa 90 dias em operação, no próximo sábado (7). A empresa é responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto da zona urbana de capital. Logo nos primeiros meses, antecipou ações e melhorou significativamente o abastecimento em bairros com histórico crítico, beneficiando cerca de 300 mil pessoas.

Entre as ações do plano emergencial elaborado para atender regiões com histórico crítico de falta d’água, cujo prazo é de até 180 dias – a contar de 07 de julho, quando a Águas de Teresina assumiu os serviços de saneamento – estão intervenções como interligações de rede, setorização, ativação e perfuração de poços, além da construção de novas unidades operacionais. 

Obras importantes para a garantia do abastecimento foram realizadas em menos de três meses, a exemplo da estação de bombeamento instalada no Grande Dirceu, que passou a operar no dia 26 de setembro, aumentando em 600 mil litros por hora a disponibilidade de água para a região. Antes, a capacidade era de 1.100 litros por hora, o que representa um aumento de mais de 60%.

Hoje, os bairros atendidos pelo plano são: Uruguai, Meio Norte, Gurupi, São Lourenço, Torquato Neto, Eduardo Costa, Orgulho do Piauí, Morada Nova, Esplanada, Portal da Alegria, Santa Maria da Codipi, Jacinta Andrade, Grande Dirceu Arcoverde, Itararé, Parque Ideal, Novo Horizonte, Colorado, Gurupi, Tancredo Neves, Comprida, Universitário, Redenção, Parque Piauí, Jóquei, Horto, Planalto Uruguai, Santa Izabel, Ininga, São Cristovão, Satélite e Fátima.

Após a reativação de poços, interligação de redes e readequações em reservatórios, os residenciais como Eduardo Costa e Orgulho do Piauí, ambos na zona Sul, passaram a contar com abastecimento regular, além dos bairros Portal da Alegria, Torquato Neto e Angelim, que também foram beneficiados por essas intervenções. 

Na zona Norte, a região da Santa Maria da Codipi também foi contemplada com melhorias e, nas próximas semanas, a Estação de Tratamento de Água Codipi funcionará em plena capacidade. Com as ações na ETA, a produção que antes era de 430 mil litros de água por hora, passou para 650 mil litros por hora. Após a conclusão da reforma e adequação da unidade, essa produção chegará a 900 mil litros/hora. 

No Residencial Jacinta Andrade, o reservatório, que apresentava diversos problemas estruturais, como vazamentos e estava sem operar, foi reformado e está apto a reservar até 800 mil litros. A Águas de Teresina também modernizou a estação de bombeamento de água que estava inoperante e a unidade já está operando com capacidade de distribuição de 130 mil litros de água por hora. 

Com as adequações nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), investimento em equipamentos e tecnologia, a empresa conseguiu ampliar a produção de água em cerca de 20 milhões de litros por hora em toda a cidade. Ações como correção da temperatura de motores que operavam com superaquecimento e estavam na iminência de entrarem em colapso; substituição do cloro gás por hipoclorito de sódio e reforma de motores reservas que estavam queimados, garantiram mais segurança operacional nessas unidades.  Com isso, a empresa reforça o compromisso de levar aos teresinenses água com qualidade.

Esta semana, a empresa iniciou a obra de uma nova adutora na zona Sul para aumentar a capacidade de distribuição de água tratada na cidade. O incremento será de 540 mil litros por hora e a nova adutora terá extensão de 3,2 km para fazer a ligação da Estação de Tratamento de Água (ETA III), localizada no Distrito Industrial, ao centro de reservação do Parque Piauí, situado na BR-316.
 
Esgoto - As Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), Estações Elevatórias de Esgotos (EEEs) também passaram por readequações com reativação de geradores, instalação de equipamentos reserva, além da urbanização em algumas dessas unidades. Todos esses investimentos fazem parte do planejamento de modernização e ampliação da rede de esgoto. A meta contratual prevê a ampliação da rede de esgoto de forma gradativa, chegando a 90% até o final do 16º ano. Até o terceiro ano, o índice de atendimento sairá de 19,12% para 30,5%. Em até 5 anos, serão 472 mil pessoas beneficiadas e uma capacidade de tratamento superior a 800 litros por segundo.
 
Nesses três meses de atuação em Teresina, foram executados cerca de 4.500 consertos de vazamentos por mês, um esforço para reduzir de forma significativa o índice de perda de água tratada na capital, uma das prioridades da concessionária. Ainda dentro do plano macro para conter essas perdas, a empresa fez a instalação de 100 Pontos de Controle de Pressão (PCPs), além de 50 ventosas na rede, equipamentos cuja finalidade é garantir a distribuição de água na rede de forma otimizada, evitando o desperdício.
 
Por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), a Águas de Teresina faz o acompanhamento de equipes em tempo real; consumo de energia; serviços abertos via Ordem de Serviço Online e fará, nos próximos meses a automação de todo o sistema para o monitoramento remoto de todas as operações.
 
Atendimento - No relacionamento direto com os consumidores, a empresa iniciou com uma média de 300 atendimentos por dia e hoje esse número já é de 2.100 atendimentos diários. Os números incluem as demandas que chegam via call center, lojas de atendimento, Whatsapp e redes sociais. 

Por meio de um de seus programas socioambientais, o Programa Afluentes, a Águas de Teresina também estabeleceu um contato mais direto e personalizado com as lideranças comunitárias. O objetivo é promover a integração entre associações de moradores e a empresa. Hoje, por meio de grupos no Whatsapp, as demandas repassadas por essas lideranças são priorizadas pela equipe social da concessionária.

Ao longo do contrato de concessão, com duração de 30 anos, a Águas de Teresina vai investir R$ 1,7 bilhão, sendo R$ 650 milhões já nos primeiros cinco anos. São regras claras, marcos e prazos, de modo a garantir que a prestação dos serviços, já no curto e médio prazos, traga benefícios para a saúde pública que, por sua vez, vão impactar positivamente também na melhoria de indicadores sociais e econômicos, no trabalho e no turismo de Teresina.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais