Cidadeverde.com

Autoexame é essencial contra o câncer de mama, alerta oncologista

Imprimir

Fotos: Pablo Cavalcante/Rádio Cidade Verde

No Outubro Rosa, mês dedicado a alertar a população sobre o câncer de mama, especialistas alertam para a importância do autoexame. Em entrevista na Rádio Cidade Verde, o oncologista André Luís Pinho Sobral destacou ser necessário o paciente tomar medidas para diagnósticar a doencça o quanto antes. 

"É muito importante o autoconhecimento. A campanha do autoexame é essencial, porque ela estimula a mulher a conhecer seu corpo", disse o oncologista, no Cidade Verde Notícias desta sexta-feira (6). 

O especialista alerta que o câncer não tem uma única forma de apresentação. Qualquer alteração fora do comum nas mamas deve ser levada em consideração, como aparecimento de nódulos, secreção pelo mamilo, dor e vermelhidão. 

"A maioria dos casos não será câncer, mas sabemos que cada vez mais o conhecimento do diagnóstico precoce é essencial", acrescentou André Sobral. 

Entidades divergem sobre a recomendação da idade para realização da mamografia. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) orienta que o exame seja feito a partir de 50 anos de idade. Mas há outra corrente que prefere o exame a partir dos 40 anos. 

O certo é que não se pode vacilar. Só em 206 foram registrados quase 58 mil casos da doença, que é mais comum em mulheres acima de 50 anos. 

Além do autoexame, a mudança de hábitos pode ajudar a reduzir os riscos do câncer de mama. Alimentação saudável e a busca por qualidade de vida são fatores positivos para evitar essa e outras doenças.

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais