Cidadeverde.com
Cidades

Coleção Natureza marca nova fase produtiva da Cerâmica Serra da Capivara

Imprimir

Foto: Antônia Pessoa / Sebrae

A Coleção Natureza é um dos atrativos da Exposição Serra da Capivara – Homem e Terra, que acontece no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, CRAB, no Rio de Janeiro. A mostra é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Sebrae Nacional.

Com o tema fauna e flora, as peças em argila marcam a nova fase produtiva da Cerâmica Serra da Capivara, que sem abandonar a temática rupestre,

ampliou seu portfólio, com a confecção de peças adornadas com pequenas esculturas e relevos de animais e plantas, os quais compõem as áreas de caatinga e floresta do Parque Nacional da Serra da Capivara.

A nova coleção, composta por mais de 30 peças – entre decorativas e utilitárias – é resultado de trabalho desenvolvido pelos designers Renato Imbroisi e Lui Lo Pumo junto aos artesãos locais, cujos trabalhos são reconhecidos no Brasil e no exterior pela qualidade e primor das peças com inscrições rupestres.

“O sentimento é de vitória. Trabalhamos numa comunidade carente e com inúmeros problemas. Vivemos numa situação delicada. Mas os nossos artesãos acreditaram e fizeram. O apoio do Sebrae e dos designers foi importantíssimo. Com isso, conseguimos chegar até aqui. Estou muito grata pela oportunidade. Nossa comunidade arrasou”, comemora a gerente da Cerâmica Serra da Capivara, Girleide Maria de Oliveira.

Entre as peças da nova coleção estão sopeiras, potes com tampa, vasos, taça decorativa, omeleteira, portas-joias, pratos, panelas, fruteiras e bandejas, não só com a temática da fauna e da flora, mas também com inscrições rupestres, trabalhadas a partir de novas técnicas.

“É uma coleção única, inédita, mostrando a fauna e a flora, e as paisagens da região. Foi inspirada nas obras já desenvolvidas por esses artesãos nas horas vagas. É como se tivéssemos tirado de um esconderijo algo que já existia e ainda não era mostrado ao público. É um novo olhar sobre o lado secreto da produção”, comenta o designer Renato Imbroisi.

A Exposição Serra da Capivara – Homem e Terra conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí; Sebrae no Rio de Janeiro; Fundação Museu do Homem Americano, Fumdham; Ministério da Cultura, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan; Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio; e Cerâmica Serra da Capivara.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Imprimir