Cidadeverde.com

Hamilton vence GP do Japão e dispara na liderança do mundial de F1

Imprimir

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 de ponta a ponta, neste domingo, e abriu 59 pontos de vantagem para o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que abandonou na quinta volta com problemas na bateria.

Os carros da Red Bull completaram o pódio do circuito de Suzuka, com o jovem holandês Max Verstappen em segundo e o australiano Daniel Ricciardo em terceiro. Foi a oitava vitória de Hamilton na temporada, a 61ª da carreira.

Nas últimas voltas, o britânico sofreu com vibrações anormais no bloco propulsor e precisou resistir ao ataque do garoto prodígio holandês. Verstappen chegou a ficar a 600 milésimos de uma ultrapassagem, mas Hamilton conseguiu segurar o ímpeto do jovem piloto.

"Foi uma corrida incrível e não foi fácil, já que os carros da Red Bull foram muito rápidos hoje", explicou Hamilton, que indicou que "os pneus estavam frios no fim da corrida e eu tive que gerenciar o tráfego".

Hamilton pode se sagrar tetracampeão mundial na próxima corrida, no Grande Prêmio dos Estados Unidos, daqui a duas semanas. Para isso, precisa se impor no circuito de Austin e contar que Vettel termine no máximo na sexta colocação.

"Eu jamais imaginei ter essa vantagem fenomenal depois dessa corrida. Eu preciso agradecer minha equipe pela confiança que depositaram em mim nesta temporada", parabenizou Hamilton.

Parte do sucesso contou com o azar de Vettel, que começou a notar problemas no carro na volta de apresentação. O piloto alemão ainda tentou deixar o motor no modo original, sem resultado, e não teve alternativa senão abandonar a corrida.

A Ferrari sofreu com problemas mecânicos no último GP da Malásia, quando Vettel largou na última posição e fez corrida de recuperação para terminar em quarto. Em Cingapura, o alemão deixou a corrida na largada após colisão com Verstappen e Kimi Raikkonen (Ferrari).

Companheiro de Hamilton, o finlandês Valtteri Bottas completou a corrida na quarta colocação à frente do compatriota Raikkonen, que terminou em quinto. Os dois carros da Force India ficaram em sexto e sétimo lugar, com o francês Esteban Ocón e o mexicano Sergio Pérez, respectivamente.

O brasileiro Felipe Massa (Williams) terminou a corrida dentro da zona de pontuação, em 10º, atrás do dinamarquês Kevin Magnussen (8º) e do francês Romain Grosjean (9º), ambos da escuderia Haas.

Classificação final do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1:

1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) os 307,471 km em 1h 27:31.193

2. Max Verstappen (HOL/Red Bull) à 1.211

3. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) à 9.679

4. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) à 10.580

5. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) à 32.622

6. Esteban Ocon (FRA/Force India) à 1:07.788

7. Sergio Pérez (MEX/Force India) à 1:11.424

8. Kevin Magnussen (DIN/Haas) à 1:28.953

9. Romain Grosjean (FRA/Haas) à 1:29.883

10. Felipe Massa (BRA/Williams) à 1 volta

11. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) à 1 volta

12. Jolyon Palmer (GBR/Renault) à 1 volta

13. Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso) à 1 volta

14. Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Honda) à 1 volta

15. Pascal Wehrlein (ALE/Sauber) à 2 voltas


Fonte: AFP

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais