Cidadeverde.com

Roda de Poesia leva programação para Praça Pedro II nesta sexta(13)

Imprimir

A cada edição, um bonito encontro. Assim são as edições do projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação, que nesta  sexta-feira, 13, traz para a praça Pedro II / Café Art Bar mais uma programação gratuita com sarau, feira e música, em espaço público, contribuindo para a revitalização do Centro Histórico de Teresina.
 
O projeto acontece como uma política pública independente e autoral agregando artistas e fomentando a produção e expressão da poesia contemporânea brasileira feita no Piauí. O projeto que acontece desde 2015 vem alcançando o objetivo de criar espaço e público para a poesia contemporânea, gerando conexões e possibilitando o surgimento de novos artistas.

“O Roda tem sido uma escola para mim, no sentido de que eu amadureci poeticamente e musicalmente. Foi onde eu subi pela primeira vez num palco para recitar um poema, porque vi a efervescência que é a Roda de Poesia. O Roda de Poesia é uma escola onde a gente pode testar os nossos limites e se conhecer melhor como artista. Abre espaço para novos artistas que estão surgindo”, diz Fabrício Santos, colaborador do projeto.
 
O coordenador do projeto, João Pimentel, ressalta a importância de um projeto continuado em praça pública. “Estamos completando dois anos de resistência com a colaboração de diversos artistas que ao longo desse tempo passaram pelo projeto. Conseguimos firmar esse ponto-ação no centro histórico de nossa cidade, criando conexões, ampliando público, descobrindo novos autores, conectando gerações diferentes e possibilitando que a praça seja palco de eventos públicos e para o público. Praça não é lugar de medo, é lugar de circulação de ideias”, ressalta João.
 
Lançamento
 
Nessa temporada, o projeto tem sido espaço de lançamento de livros de novos poetas, e o lançamento desta edição será do Livro Asas de Pedra, primeiro livro da poetisa teresinense Nayara Fernandes.

 A autora alimenta um desejo mundano com a sagacidade e energia de quem faz da palavra um artefato poderoso de criação. Os temas centrais de sua poética apontam para uma dimensão humana, profunda e inquietante. Sua escrita tem a nos dizer, principalmente, sobre superar desafios. Nayara é natural de Teresina e Asas de Pedra é seu primeiro livro.


 
O poeta e editor Demetrios Galvão destaca importância dos lançamentos feitos durante o evento. “O Roda de poesia se firma não apenas como sarau, mas também como espaço de lançamento de livros e de apresentação da produção literária contemporânea feita no Piauí. O livro da Nayara Fernandes vem com uma poesia muito forte, muito densa, com muito vigor. O Roda cria a possibilidade de apresentar ao público o que está sendo produzido, como também de o público ter esse contato direto com o autor, poder comprar o livro, autografar, bater papo com o autor”, destaca.
 
Pocket shows
 
A programação musical desta edição traz dois pocket shows, o primeiro é com a banda Complexo de Alex. O grupo carrega como influências estilos como MPB, Rock e Blues e artistas como Djavan, Los Hermanos, Arctic Monkeys e John Mayer. A banda já se apresentou em evento universitários, como Pré XI Festival de Shakespeare, Quarta Aumentada e Fetê de la. Atualmente a banda segue fazendo um trabalho inteiramente autoral, onde os integrantes se dividem entre os vocais, violões e composições.
 
Já a segunda atração, fechando a noite fica por conta de Esther Lima, cantora e compositora, toca na noite de Teresina e em outros estados, com repertório vasto de música brasileira e composições autorais. Influenciada pela Mpb, sempre deu preferência ao repertório nacional,  buscando a brasilidade e a influência negra em seu repertório. 


 
O poeta e também colaborador, Alex Sampaio, ressalta a importância do projeto como valorização nosso Centro Histórico.  “O projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão e Criação faz com que a cidade seja menos segregada. As pessoas perdem o medo de frequentar, durante a noite, a Praça Pedro II. Estimula as pessoas a frequentarem a praça, que é um espaço de convivência pública. Tudo mediado pela literatura e pela música. Os saraus dão voz aos escritores e faz o público interagir, pois, durante os saraus, o palco é aberto para a poesia”.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais