Cidadeverde.com

Extinção de abelhas pode comprometer alimentação; entenda

Imprimir

A perda de abelhas tornou-se problema mundial, alerta o pesquisador Bruno Sousa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para discutir o tema, um simpósio será realizado nos dias 16 e 17 de outubro deste ano em Teresina. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (13), o pesquisador alertou que as abelhas são importantes para manter a biodiversidade ambiental e o evento ajudará a estabelecer medidas e ações para combater o seu desaparecimento no Brasil. 

"Nós precisamos trabalhar para desmistificar essa visão negativa da abelha. No simpósio, vamos discutir essa problemática mundial que é a perda de abelhas e a colonização de diversas culturas. É importante também saber conhecer a origem do mel que está sendo comprado, conhecer a fonte, vê a questão do selo de qualidade", destaca o pesquisador.

Com relação ao Piauí, Bruno Sousa também chamou a atenção para a questão climática, principalmente no segundo semestre, quando as temperaturas aumenta e diminui a umidade, período conhecido como b-r-o-bró. 

Ele relatou que é comum muitos apicultores recorrer a apicultura migratória, para evitar perder 100% das colônias agrícolas.

"Os apicultores do Piauí praticam o chamado de apicultura migratória no período das secas  eles levam as suas colônias para outros Estados, regiões, com a finalidade de garantir a produção de mel  e a sobrevivência das abelhas", disse.

Outro detalhe alertado pelo pesquisador é o uso dos carros fumacê, pois o pesticida usado para  pulverizar e combater alguns mosquitos, por exemplo, atinge as flores das árvores. As abelhas acabam sugando esse veneno o que pode provocar a sua morte ou contaminar o mel produzido pela colônia. 

Confira aqui a programação completa do Simpósio. 

A entrevista completa você confere no vídeo acima e no aplicativo CV Play.


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: abelhas