Cidadeverde.com

Deputado critica propostas do Governo para conter a crise econômica: "esdrúxulas"

Imprimir

Fotos: Pablo Cavalcante/Rádio Cidade Verde

Em entrevista na Rádio Cidade Verde, nesta segunda-feira (16), o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) criticou as medidas adotadas pelo Governo do Piauí contra a crise econômica. O parlamentar da oposição chegou a classificar projetos enviados pelo Palácio de Karnak para a Assembleia Legislativa como "esdrúxulos". Um deles, o que aumenta a alíquota da cobrança do ICMS, será discutido em audiência pública nesta terça (17). 

"A cada diz que passa as mensagens e os sinais são de soluções esdrúxulas", disse o deputado, em entrevista no Cidade Verde Notícias. Luciano Nunes questiona até a constitucionalidade de propostas do poder Executivo, ainda a serem analisadas pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ). 

Entre os projetos que vão para a CCJ está o que inclui um programa de refinanciamento de dívidas dos contribuintes, paralelo ao aumento da alíquota de ICMS para combustíveis, telecomunicações, fumo e derivados, e ainda a autorização para que o Estado use recursos de empréstimos para a folha de pagamentos - item que Luciano Nunes considera inconstitucional.

Para o tucano, a melhor solução seria desmembrar as propostas em mensagens diferentes. "O ideal era que o governo pudesse inclusive separar essas matérias. Refis não tem nada a ver com aumento de imposto", criticou Luciano Nunes, que espera com a divisão da matéria um debate mais aprofundado sobre cada tema. 

A audiência para discutir a mensagem será às 8h desta terça-feira (17), na mesma sala onde a CCJ, logo em seguida, deverá discutir a matéria. Na semana passada, empresários pressionaram deputados contra o aumento de impostos e, após reunião com o Governo, ouviram a promessa de recuo em relação ao item que majorava a alíquota para energia elétrica de consumidores maiores. 

Luciano Nunes frisou que é preciso lembrar na população e alertou que a alta de impostos pode gerar efeito contrário na arrecadação, gerando menos consumo. Além disso, o tucano diz que o Governo precisa reduzir as próprias despesas. "O Governo impõe mais essa carga pesada para o contribuinte e por outro lado ele não estanca a gastança", disse o deputado, afirmando que a gestão atual trabalha para "administrar uma eleição que vai acontecer no ano que vem".  

Ouça a entrevista na íntegra:

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais