Cidadeverde.com

Temer exonera dois ministros por causa de denúncia de Janot

Imprimir


O caso de Raul Jungmann, ele tem sido exonerado com frequência para apoiar pautas favoráveis a Michel Temer

O presidente Michel Temer (PMDB) exonerou, nesta quarta-feira (18), dois ministros para evitar a troca da líder do PSB, deputada Tereza Cristina (MS), da ala governista do partido. Os ministros de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB-PE), e da Defesa, Raul Jungmann (PPS-PE), retomarão seus mandatos na Câmara e tirarão a vaga de dois suplentes críticos ao governo. 

 

O motivo, no entanto, não é a atuação de ambos à frente das Minas e Energia e da Defesa, mas a votação da segunda denúncia da PGR contra Michel Temer. Ambos voltam à Câmara e substituem até a semana que vem dois suplentes contrários ao governo. 

 

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), alinhado ao comando do PSB, reuniu assinaturas de 19 deputados do partido para tirar Tereza da liderança, entre elas as de Severino Ninho (PE) e de Creuza Pereira (PE), suplentes de Jungmann e Coelho Filho. Com o retorno deles, a ala de oposição ao governo terá o apoio de 17 deputados, menos da metade dos 36 da bancada.

 

Cabe ao líder do partido nomear os representantes da legenda nas comissões. Ao se tornar o líder do PSB na Câmara, Delgado excluiria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) dois deputados que votam com Temer, Danilo Forte (CE) e Fábio Garcia (MT), e colocaria outros parlamentares que votarão a favor da denúncia contra o presidente.

O PSB tem quatro votos na CCJ, que deve decidir nesta quarta-feira sobre o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) pela rejeição da denúncia contra Temer pelos crimes de organização criminosa e obstrução de justiça.

 

 


Fonte: Valor Econômico e  O Globo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais