Cidadeverde.com

Serviços essenciais de saúde estarão disponíveis durante o feriado

Imprimir

No feriado do Dia do Piauí, nesta quinta-feira (19), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém em funcionamento os serviços considerados indispensáveis para a população, como a urgência e emergência dos hospitais e plantões.

 Durante o feriado as Unidades Básicas de Saúde (UBS), salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) estarão fechadas e retornam às atividades normais na sexta-feira, dia 20. Da mesma forma estarão fechados os serviços que não se caracterizam como urgência, como o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, assim como também as Unidades Básicas de Saúde e CAPS do tipo II e AD. Já os serviços de saúde mental que disponibilizam pernoite – como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, a Residência Terapêutica e a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAi) também estarão funcionando normalmente.
 
Os hospitais e maternidades da rede municipal funcionarão normalmente para internações. Os setores de vacina, exame laboratoriais funcionam em regime de plantão, no horário das 7h às 19h. Teresina possui quatro maternidades situadas nos bairros Buenos Aires, Satélite, Promorar e Dirceu Arcoverde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funcionará em escala de plantão, com três médicos reguladores durante o dia e dois durante a noite. São três ambulâncias de suporte avançado disponíveis e oito de suporte básico para atender as demandas no feriado. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) também funcionará normalmente.

 A equipe do Centro de Zoonoses estará de plantão para recolhimentos de animais e atendimentos clínicos, além de também estarem realizando exames de leishmaniose visceral (LV) e vacinação de animais das 8h às 17h.
 
As equipes da Vigilância Epidemiológica estarão de plantão, realizando visitas em 34 hospitais públicos, filantrópicos e particulares, realizando a busca ativa de doenças de notificação compulsória de interesse da saúde pública, como a dengue. “É um trabalho que realizamos todos os fins de semana e feriados, de investigação da ocorrência destas doenças, como também para a tomada de providências o mais rápido possível quando necessário”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

 

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais