Cidadeverde.com

F1: Vettel bate Verstappen e marca pole para o GP do México

Imprimir

Ainda com o sonho de se manter vivo na luta pelo título, Sebastian Vettel conquistou uma pole position importante para o GP do México. Com uma volta no limite na fase final da classificação, o alemão superou Max Verstappen por pequena margem para garantir sua 50ª vez na posição de honra na F1.

Vettel anotou o tempo de 1min16s488, novo recorde absoluto do circuito Hermanos Rodriguez. O piloto da Ferrari ainda viu Lewis Hamilton, que pode ser campeão neste domingo, fechar em terceiro, com 0s4 de atraso.

Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen, finlandeses respectivamente de Mercedes e Ferrari, vieram a seguir. Felipe Massa acabou eliminado no Q2 e largará da 11ª posição.

A primeira fase do treino se desenrolou sem grandes sustos para as favoritas. A Mercedes, que não tinha mais à disposição pneus supermacios novos, foi à pista já com os ultramacios. Logo de cara, Hamilton e Bottas obtiveram tempos suficientes para avançarem ao Q2, fechando a sessão em primeiro e segundo – 1min17s518 para o inglês, contra 1min17s578 para o parceiro.

Já Red Bull e Ferrari ainda utilizaram os pneus demarcados em vermelho e ainda assim mostraram força. Verstappen anotou o terceiro melhor tempo (1min17s630), levemente melhor do que Vettel, o quarto (1min17s665). Fernando Alonso, da McLaren, surpreendeu ao fechar em quinto, com 1min17s710.

Felipe Massa avançou sem sustos, em 12º, a 1s do líder. No entanto, Marcus Ericsson, Pascal Wehrlein, Kevin Magnussen e Romain Grosjean não fizeram o suficiente e acabaram eliminados. O último colocado foi Pierre Gasly, da Toro Rosso, que sequer andou após ter enfrentado problemas mecânicos no terceiro treino livre.

As principais equipes voltaram à pista logo no início do Q2, já munidos dos compostos mais velozes do fim de semana. Verstappen chegou a ser atrapalhado por uma bandeira amarela, causado pela quebra de motor de Brendon Hartley. Mas, em sua segunda tentativa, registrou 1min16s524, de longe o melhor tempo obtido até então nas atividades.

Vettel foi quem mais conseguiu se aproximar, com 0s3 de atraso para o holandês. Hamilton, Bottas, Raikkonen e Ricciardo vieram a seguir, também com ambas as Renault (Carlos Sainz e Nico Hulkenberg) e Force India (Esteban Ocon e Sergio Pérez) avançando ao Q3.

Massa foi à pista somente no fim, para uma única tentativa. O brasileiro fechou em 11º, pouco mais de 0s2 acima do tempo de corte, e acabou eliminado. Lance Stroll ainda ficou atrás do brasileiro, sendo que Hartley, Alonso e Stoffel Vandoorne sequer fizeram voltas cronometradas.

Verstappen mostrou que era a força a ser batida logo no começo do Q3, quando marcou 1min16s574 e se posicionou confortavelmente à frente dos rivais – o mais próximo era Vettel, com 0s2 de atraso, imediatamente à frente de Hamilton.

Contudo, Vettel reagiu de maneira categórica em sua volta derradeira. Ele anotou 1min16s488, e, diante da não melhora de Verstappen na segunda tentativa, arrancou “na marra” a pole position.

Hamilton, Bottas e Raikkonen vieram a seguir, sendo que Ricciardo fechou em um discreto sétimo lugar, ainda atrás de Ocon.


Fonte: Motorsports

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais