Cidadeverde.com

FAEPI se reúne com agricultores da região de Simões-PI

Imprimir

A convite do prefeito do município de Simões-PI, José Ulisses, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí - FAEPI, deputado federal Júlio César (PSD) participou, no último sábado (28) de reunião, na Câmara Municipal, com a equipe do Banco do Nordeste, produtores rurais da região, deputado estadual Georgiano Neto (PSD) e lideranças políticas para debater e esclarecer dúvidas sobre a renegociação das dívidas contraídas de créditos rurais.

O benefício de desconto de até 95% é possível graças à Lei de nº 13.340/2016 da qual Júlio César é relator.  A matéria contempla dívidas originadas de operações de crédito rural e ainda de dívidas contraídas do Fundo de Terras, da Reforma Agrária e do Acordo de Empréstimo 4.147-BR a produtores inclusos na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – Sudene.

Para facilitar o acesso do agricultor familiar ao benefício da lei o presidente da FAEPI defende uma ampla divulgação do governo federal e bancos. “Na Federação iniciamos uma ampla divulgação com vídeo institucional e panfletos explicando ao produtor os benefícios de renegociar. Esta lei  é muito vantajosa o Piauí é um dos estados que mais aderiu devido a campanha. É muito importante que não percam o prazo que encerra em 29 de dezembro deste ano”, informa Júlio César.

O prefeito de Simões-PI, José Ulisses, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo presidente da FAEPI, deputado Júlio César. “Temos que agradecer o presidente da FAEPI e deputado pelo seu desempenho e a aprovação da Lei 13.340 que dá direito ao produtor rural de renegociar suas dívidas e voltar a trabalhar com os bancos. Uma excelente oportunidade, principalmente, para a melhoria de vida do agricultor familiar”, disse.

Essas dívidas são referentes a empréstimos de custeio de lavoura, investimento para aquisição de máquinas e equipamentos, melhorias na propriedade, aquisição de animais entre outros. Para o agricultor Adão Fernandes, da localidade Malhada Grande, em Simões-PI a renegociação foi a oportunidade de voltar a produzir livre das dívidas. “Fui bem atendido pelo banco e quando renegociei falaram que eu poderia voltar a trabalhar com o banco. É muito bom quitar as dívidas, passamos por um momento muito difícil de seca e esse desconto foi muito bom”, disse.

Para liquidar ou repactuar suas dívidas e aproveitar as condições da Lei 13.340/2016, produtores rurais devem procurar o banco, até 29 de dezembro deste ano. Cerca de 267 produtores da região de Simões serão beneficiados, segundo dados do Banco do Nordeste.

 Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais