Cidadeverde.com
Últimas

Cemitérios de Teresina devem receber mais de 100 mil visitantes

Imprimir

São esperados mais de 100 mil visitantes nos cemitérios de Teresina neste dia de finados. As Superintendências de Desenvolvimento Urbano de Teresina estão desde a semana passada  realizando limpeza, capina e poda de árvores nos cemitérios que recebem os visitantes. 

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fará uma operação especial nas entradas dos principais cemitérios da cidade. A ação será realizada das 7h às 19h, na próxima quinta (2), nas proximidades nos cemitérios do Buenos Aires, São José (Zona Norte), São Judas Tadeu (Zona Leste) e Jardim da Ressurreição (Zona Sudeste).

O diretor  de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, reforça que as pessoas devem optar por fazer a visita aos cemitérios o mais cedo possível, pois assim reduz a possibilidade de enfrentar congestionamentos. “Estaremos nesses locais para orientar os condutores e garantir o acesso aos cemitérios da melhor maneira possível”, finalizou.

Zona Norte

Além dos serviços de limpeza para o dia de finados, os cinco cemitérios da zona norte de Teresina também receberam melhorias em suas instalações. A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte está investindo R$186.345,85 para adequações nas instalações dos cemitérios com a intenção de proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários. 

Foram realizadas adequações nos vestiários e banheiros femininos e masculinos, as manilhas para armazenamento de água foram substituídas por caixas d’águas com tampas e torneiras além de reformas nas salas das administrações dos Cemitérios.

A limpeza contempla roço, capina, varrição e recolhimento do lixo.

Zona Sul

Cerca de 9 mil pessoas devem passar pelos três cemitérios da zona Sul durante as visitas pelo Dia de Finados. Muitas pessoas estão preferindo visitar os túmulos de seus familiares já a partir desta quarta-feira (01). Os principais motivos são: evitar o grande fluxo de veículos e pessoas registrados no dia 2, e ainda antecipar compromissos para viajar no dia seguinte.

Os três cemitérios públicos da região são o Dom Bosco, no bairro Vermelha, o cemitério do bairro Areias, e o Santa Cruz, localizado na região do bairro Promorar. O primeiro, Dom Bosco, deve receber cerca de 3 mil pessoas. Já pelo Santa Cruz, o maior deles, devem passar mais de 4,5 mil pessoas. Mesmo sendo o menor, o cemitério Areias deve receber quase 2 mil pessoas.

Zona Leste

A SDU Leste reforçou os serviços de limpeza e manutenção dos cemitérios São Judas Tadeu, no bairro São Cristóvão, Santa Mônica, no Pedra Mole, e Mirante dos Morros, localizado no bairro Morros, todos na zona Leste da cidade. 

O gerente de serviços urbanos, Renato Lopes, afirma que os trabalhos de limpeza serão realizados durante e após o dia de visitação. “Vamos ter agentes de limpeza nos três cemitérios que estarão prontos para deixar os locais limpos. O objetivo é realizar a manutenção durante a visita, momento de grande movimentação”, pontuou.

Zona Sudeste

Os cemitérios da zona sudeste passaram por um mutirão de limpeza. O trabalho começou na última segunda-feira (23) encerrou na sexta-feira (27).

As equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste estão trabalhando nos cemitérios do Renascença I e São Sebastião. Cerca de 20 homens estão fazendo a capina, varrição, poda de árvores e pinturas, além da limpeza dos principais acessos aos cemitérios. 

A arquidiocese de Teresina também divulgou os horários das missas no Dia de Finados nos cemitérios da capital. O local escolhido pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito para sua tradicional celebração foi o cemitério Jardim da Ressureição:

JARDIM DA RESSURREIÇÃO – 6H / 8H – CELEBRADA PELO ARCEBISPO DOM JACINTO BRITO / 17H

SÃO JUDAS TADEU – 8H / 10H / 12H / 16H / 18H

CEMITÉRIO DO RENASCENÇA – 7H / 9H / 15H / 17H

RECANTO DA SAUDADE (BR 343) – 10H / 17H

SÃO JOSÉ – 6H30 / 10H / 17H

BUENOS AIRES – 7H / 8H / 17H

CEMITÉRIO SANTA MARIA DA CODIPI - 17H

CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA – (SANTA MARIA DAS VASSOURAS) – 7H

DOM BOSCO (VERMELHA) – 6H30 / 17H

AREIAS – 6H30

SANTA CRUZ (PROMORAR) – 6H30 / 17h

MONUMENTO DO FINADO MOTORISTA GREGÓRIO (LOCALIZADO NA AV. MARECHAL CASTELO BRANCO) – 17H

Rayldo Pereira
[email protected]

Imprimir