Cidadeverde.com

“Desafios para a educação de surdos no Brasil” é o tema da Redação do Enem 2017

Imprimir

Roberta Aline

Fiscal da Ufpi conferindo nome de candidatos antes de entrarem na sala

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 farão redação sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. É a primeira vez que a redação é aplicada no primeiro dia.

Além da redação, os participantes também farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somam 90 questões de múltipla escolha.

As provas começaram às 13h30 (horário de Brasília) e os participantes terão 5 horas de 30 minutos para resolvê-las. Aqueles com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais. Deficientes auditivos e surdos que optaram fazer a Videoprova Traduzida em Libras, novidade desta edição, terão duas horas a mais de prova.

É a primeira vez que o Enem é aplicado em dois domingos consecutivos e que as áreas de conhecimento são divididas dessa forma. Assim, a demanda cognitiva do participante está organizada de maneira mais inteligente e integrada.

A partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o edital do Exame de 2017, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram acatar a decisão sem recorrer ao Plenário do STF, garantindo que os participantes do Enem 2017 pudessem fazer a prova com segurança jurídica e com a tranquilidade necessária ao Exame. Dessa forma, não será atribuída nota zero à redação que violar os Direitos Humanos.

Continuam em vigor os critérios de correção das cinco competências, conforme estabelecido na Cartilha de Participante - Redação no Enem 2017. O Respeito aos Direitos Humanos será considerado na correção como previsto na competência 5: “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”

O texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista.  A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.

O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto proposto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer o leitor com argumentos.

Regras – O participante só poderá ausentar-se em definitivo da sala de provas após 2 horas do início da aplicação. O Caderno de Questões só poderá ser levado para casa quando o participante deixar em definitivo a sala de prova nos 30 minutos que antecedem o término da prova. O descumprimento dessas duas regras é motivo para eliminação do Exame. São motivos para receber nota zero na redação:

- fuga total ao tema;

- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

- extensão de até sete linhas;

- cópia integral de texto motivador da proposta de redação e/ou de textos motivadores do Caderno de Questões;

- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

- parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

- assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local designado para assinatura do participante;

- texto integralmente em língua estrangeira;

- folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Fonte: Inep

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais