Cidadeverde.com

Piauí tem o menor número de faltosos do país no segundo dia do Enem

Imprimir

O Piauí registrou o menor número de faltosos no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como ocorreu no domingo anterior, quando ocorreu a primeira etapa. A abstenção ontem (12) foi de 26,2%. No Estado, cerca de 110 mil candidatos estavam aptos para o segundo dia de provas. 

Do total de 6.731.344 inscritos para o Enem 2017, 68% compareceram. A abstenção foi de 32% neste segundo domingo e de 29,8%, no primeiro. A queda na taxa de abstenção do primeiro dia está relacionada à apuração final das folhas de presença, só possível ao longo da semana. A taxa de abstenção do segundo dia também deve ser tratada como dado preliminar, podendo mudar após a apuração final das folhas de presença.

Para o Ministro da Educação, Mendonça Filho, este foi o Enem mais seguro dos últimos anos, com todo planejamento seguido à risca. 

“Conseguimos alcançar um objetivo geral. Foi um Enem tranquilo, com mais conforto para os estudantes e, finalmente, onde se premia o mérito e o bom desempenho”, afirmou. 

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, também comemorou a realização do Enem nesse novo modelo. “As mudanças foram extremamente positivas. Agradeço o envolvimento de todas as equipes que trabalharam para o sucesso deste Exame”, afirmou. Para aplicar as provas para 6,7 milhões de participantes o Inep mobilizou 600 mil pessoas em todo o país.

A parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a Polícia Federal teve, mais uma vez, êxito no monitoramento de quadrilhas dedicadas a fraudar concurso públicos e processos seletivos. 

As áreas de conhecimento avaliadas foram Matemática e suas tecnologias, e Ciências da Natureza e suas tecnologias. É a primeira vez que as duas áreas são aplicadas no mesmo dia. A nova divisão organiza a demanda cognitiva do participante de maneira mais inteligente e integrada. 

Os participantes tiveram 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões objetivas. Participantes com direito a tempo adicional e os surdos e deficientes que escolheram o recurso de Videoprova Traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras) tiveram uma e duas horas a mais, respectivamente, para encerrar o Exame.

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Inep

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais