Cidadeverde.com

Polícia inaugura Batalhão no Porto Alegre que vai atender a zona Sul e mais 4 cidades

Imprimir
  • 4.jpg Jordana Cury
  • 3.jpg Jordana Cury
  • 2.jpg Jordana Cury
  • banda.jpg Jordana Cury
  • policia.jpg Jordana Cury
  • e8b786a4-2721-432b-9c88-eb0803666885.jpg Major Iran Moura comandante do 17º BPM
    Jordana Cury
  • aae630a4-37a8-4778-8d75-29e6e9e25f1c.jpg Jordana Cury
  • f2524a8d-4dda-4634-b2d9-a4f0fe04de68.jpg Candidatos protestam em inauguração
    Jordana Cury
  • d56a9b7f-d9cf-4064-8768-51526363d8bd.jpg Comerciante comemora nova unidade da PM
    Jordana Cury
  • 7756de05-8d4d-4d19-bfd0-64a69b60a6e9.jpg Comandante geral, Carlos Augusto
    Jordana Cury

Atualizada e ampliada às 11h

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), juntamente com a vice-governadora Margarete Coelho (PP), o secretário de Segurança, Fábio Abreu e o comandante geral, Carlos Augusto descerraram a placa do 17º BPM que representou a inauguração da sede, localizada no bairro Porto Alegre, onde antes era um prédio de uma creche abandonada.  

Essa obra é uma oportunidade de ter uma equipe especializada em policiamento nessa região. “Essa região cresceu muito e precisava dessa estrutura. Também temos investido em equipamentos, tanto no interior como na capital e mesmo com as dificuldades financeiras já chamamos mais de 1.100 homens para a polícia”, declarou Wellington, acrescentando que no dia 03 de janeiro dará início ao curso de formação dos aprovados do concurso da PM. 

O secretario de Segurança Pública, Fábio Abreu, afirmou que a obra é de fundamental importância para desafogar as demais unidades da zona Sul. “Dessa forma vamos intensificar o policiamento e garantir melhor atendimento à população”. 

As autoridades entraram no prédio para conhecer as novas instalações.  

Matéria original

Prestes a ser inaugurado na manhã desta quarta-feira(15), o 17º Batalhão Policial Militar já representa uma esperança de dias melhores para a população do bairro Porto Alegre, na zona Sul de Teresina. A unidade, que conta com 76 policiais, vai atender parte da zona Sul, povoados e ainda quatro cidades no entorno da capital. 

Os constantes assaltos na região, tem preocupado os moradores que acreditam que a presença de polícia vai ajudar a coibir a criminalidade. A aposentada Maria dos Anjos que mora na frente da rua do Batalhão, diz que está feliz com a inauguração.

“Antes o local era uma creche abandonada, a gente de longe via a movimentação e o povo jogando cigarro para fora. Aqui o risco maior era de assalto, quando eu descia do ônibus tinha que ficar esperando alguém para me acompanhar até em casa. Agora já podemos ficar um pouco na calçada”, comemora. 

A comerciante Juliana Moura, que mora na avenida principal do bairro, afirma que só na semana passada presenciou dois assaltos em menos de uma hora e diante do risco não tem mais aberto à grade de sua loja. 

“Eu tenho atendido os meus clientes muitas vezes com medo de ser assaltada, eu acredito que um batalhão tão próximo vai ajudar a diminuir o número de assaltos e vamos poder atender os clientes com mais tranquilidade”, disse a dona de um pet shop. 

Nova unidade

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Gomes, destacou que a ultima estrutura da Polícia Militar construída para beneficiar a região data de 1982, que é a Companhia Independente do Promorar. 

“Aqui tem mais de 200 mil pessoas e essa região já carecia de um batalhão. Precisamos estar mais próximos das comunidades, precisamos desse corpo a corpo para entender e solucionar os problemas”, declarou o comandante. 

O 17º BPM terá 76 policiais e oito viaturas, de acordo com o major Iran Moura, que comandará a unidade. Ele promete um policiamento ostensivo e de prevenção e ressalta que as equipes trabalharão também em quatro cidades: Nazária, Demerval Lobão, Curralinhos e Lagoa do Piauí, além de atender a comunidades Chapadinha Sul, Torrões e Cerâmica Cil. 

“Vamos dinamizar o policiamento nos horários de pico, como as saídas das escolas e do trabalho e vamos estar mais próximo possível da população”, disse o novo comandante que em seus mais de 23 anos de polícia já esteve a frente do CIPTran, CEM e CEIP e passou por cidades como Parnaíba, Floriano e Picos. 

Protesto 

Em meio ao evento de inauguração, cerca de 20 concurseiros do concurso da PM deste ano protestam pela convocação dos classificados. A prova foi realizada no dia em julho e segundo eles, é o único do Brasil sem que uma lista de classificados seja divulgada.  

“O governador precisa chamar mais policiais, não aguentamos mais tanta insegurança. Ele prometeu concurso para quatro mil vagas durante a campanha, mas até agora não chegou nem perto de ser cumprido”, afirmou Josué Sales, um dos candidatos.

O grupo trouxe vários cartazes pedindo a convocação de novos policiais. 

 

Flash Jordana Cury
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais