Cidadeverde.com

Baleia morta é removida da praia de Ipanema e impressiona pelo tamanho

Imprimir

O trabalho para retirar a carcaça da baleia que apareceu morta na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, contou com três retroescavadeiras. Um guincho içou a carcaça até um caminhão. E atraiu muita gente curiosa. O trabalho começou por volta das 19h de quarta-feira (15) e só terminou na madrugada desta quinta-feira (16). Carcaça foi levada para aterro na Baixada Fluminense.

“Imensa. Nunca vi na minha vida”, disse a estudante Rose Silva.

“Desde cedo nós estamos aqui. Nunca vimos uma baleia desse tamanho. É triste, mas agora ela aparece já tem uns dias que está morta”, comentou o turista Rafael Teixeira. 

A baleia, da espécie jubarte, tinha mais de 15 metros e pesava cerca de 20 toneladas. A Comlurb disse que o animal foi levado para o Centro de Tratamento de Resíduos, em Seropédica, na Baixada Fluminense.

“O corpo será levado para o aterro bioenergético e será coletado o gás metano desse corpo da baleia que foi produzido com a decomposição, que nós vamos colocar numa cápsula no local específico e com isso nós vamos produzir biogás. Uma energia limpa e vamos deixar de lançar no meio ambiente o metano, um gás do efeito estufa. Então, com isso nós vamos ganhar crédito de carbono. E o esqueleto vai ser destinado provavelmente a algum museu, o prédio da Uerj, por exemplo, já está interessado nos ossos desse animal”, disse o presidente da Comlurb Rubens Teixeira.

O corpo da baleia foi avistado de longe na manhã de quarta-feira bem cedo e logo chamou a atenção de banhistas e frequentadores. O biólogo Rafael Carvalho, da Uerj, disse que, pelo estado de decomposição, ela pode ter morrido há mais de uma semana, ainda em alto mar.

“Está em um estado de composição bem avançada. Pelo estado, sem pele, inchada, pode ser que esteja morta há cerca de uma semana ou mais”, disse Carvalho.

Garis trabalharam durante a madrugada desta quinta-feira para limpar a orla. A Avenida Vieira Souto ficou interditada até 1h. O pequeno João Caetano ficou triste com a morte da baleia.

“É muito provável que ela devia ser muito feliz da vida. Ela não devia ter morrido. Ela devia ser abençoada por Deus”, disse o menino.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais