Cidadeverde.com

Portugal guarda registros importantes dos 250 anos de história do Piauí

Imprimir


A repórter Solange Sousa foi a Portugal com a equipe da TV Cidade Verde em busca do documento que deu origem ao projeto 250 anos, o decreto de nomeação do primeiro governador do Piauí, João Pereira Caldas. Depois de atravessar o Oceano Atlântico, a jornalista achou muitos outros registros dos 250 anos de história política do Estado, mostrados em programa especial neste domingo (19).
 
              
“Para localizar este documento, fomos ao Arquivo Histórico  Ultramarino em Lisboa, fundado em 1931 e reúne toda a documentação ultramarina do país. Foi lá, entre milhares de documentos na sala reservada aos documentos brasileiros  que conseguimos localizar o decreto mais importante da história do Piauí, que garantiu autonomia política, pois João Pereira Caldas era afilhado político do Marquês de Pombal e dessa forma foi indicado para ser o governador. Sua primeira missão era expulsar os jesuítas”, contou Solange Sousa.



O programa “Viva Piauí 250 anos de História” mostrou também direto do Museu Militar e do Real Colégio Militar, a trajetória de vida de João José da Cunha Fidié, o comandante das armas do Piauí. “Além das viagens a vários Estados Brasileiros, conhecemos em detalhes a história dos negros, da economia e política do nosso Piauí, como também a história de vida do Fidié, detalhes sobre Manuel de Sousa Martins, o governador que por mais tempo comandou o destino do nosso Estado”, acrescentou Solange Sousa.

O comandante foi enviado a província para combater o movimento separatista que começou em Oeiras, Parnaíba e Campo Maior. “Nós conseguimos uma autorização especial e tivemos acesso aos documentos de Fidié, onde localizamos ofícios com pedidos de promoções, alguns escritos a próprio punho pelo comandante”, explicou a repórter, acrescentando que a equipe da TV Cidade Verde ainda também foi a Torre do Tombo e entrou no arquivo central do Estado Português desde a idade média e que guarda toda a documentação real do país e conseguiu localizar no arquivo régio o mais antigo documento referente ao Piauí.



“Ao entrarmos na Torre do Tombo, que é o arquivo Central do Estado Português, pudemos vivenciar um momento único, que foi a localização em livros régios, do mais antigo registro da história do Piauí. Foi uma experiência única, gratificante para mim como jornalista e que vai ajudar o Piauí a conhecer melhor a sua própria história”, descreveu Solange.

A jornalista ainda relatou ao Cidadeverde.com como foram os dias de trabalho na Europa. “Portugal é a porta de entrada para a Europa e é como se estivéssemos em um local conhecido, é como reencontrar o nosso passado. A língua facilita e muito a adaptação, nos sentimos em casa. Os portugueses são muito gentis e nos ajudaram e muito no nosso trabalho de pesquisa. Os museus e arquivos públicos são muito organizados e todo o acervo é preservado. Recebemos ajuda dos diretores desses órgãos para desenvolvermos o nosso trabalho com sucesso” relatou admirada Solange Sousa.


 
Conceição Santos
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: