Cidadeverde.com

Personalidades de outros Estados recebem Medalha do Mérito Renascença

Imprimir
Em solenidade bastante prestigiada no Palácio de Karnak de entrega da comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, personalidades de outros Estados se fizeram presentes para serem agraciados com a medalha. O prefeito de Recife, João Paulo Lima (PT) e o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Brisolla Balestreri.
 

Prefeito do Recife, João Paulo Lima.

 
O gestor municipal também foi primeiro vereador do Recife eleito pelo PT (em 1988) e o primeiro presidente da CUT de Pernambuco.
 
O evento foi aberto com a apresentação do vídeo do Hino do Piauí, produzido pelo Governo do Estado, com artistas locais. Os convidados puderam assistir por televisores que foram distribuídos no pátio externo do Karnak.
 

 
Além dos convidados de fora, personalidades piauienses todos os ramos sociais foram agraciadas com a maior comenda do Estado. Pessoas como o seu Abraão Gama, figura popular, que ficou conhecido pelos sucos, pastéis e picolés que ele mesmo produz e comercializa. A sua lanchonete completou 51 anos e é muito visitada por pessoas dos mais distintos segmentos, sendo referência na sociedade teresinense.
 

Seu Abraão Gama recebendo sua comenda

 
A artesã e bordadeira, Alexandrina Leite Castro (Dona Lili) – Artesã, bordadeira. Ainda jovem, aluna Colégio do Sagrado Coração de Jesus, descobriu a paixão pelas artes manuais, através das aulas de bordado que recebia das freiras. Através da Fundação Wall Ferraz e do Sebrae, tornou-se agente multiplicador do que aprendeu, repassando para outras pessoas os seus conhecimentos, atravessando fronteiras indo ministrar cursos em Bogotá (na Colômbia). Seus bordados e frivolité ganharam o país e o mundo através das encomendas que recebe.
 

Dona Lili com o governador

O cantor Edvaldo Nascimento que também é compositor, arranjador e produtor cultural, com repertório de mais de 200 músicas, em três CD lançados. O advogado Sigifroi Moreno Filho – secretário-geral da OAB-PI, Procurador da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí.

A jornalista e professora Doutora Jaqueline Lima Dourado, que também é poeta, cronista, escritora; Mestre em Comunicação e Cultura e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Autora do livro “Do Ex-Voto à Indústria dos Milagres” e co-autora dos livros “Economia Política da Comunicação: Estratégias e Desafios no Capitalismo Global” e “Noções Básicas de Folkcomunicação”.

A médica Amaríles de Souza Borba que implantou o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde ocupou o cargo de presidente. Também presidiu durante oito anos a Sociedade de Pediatria do Piauí. Foi Diretora do Hospital Infantil Lucídio Portella. Atualmente, exerce o cargo de Coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, dentre outros.

Pessoas vestidas com uma camisa azul para homenagear Maria Helena de Oliveira, vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, que também recebeu a comenda se destacaram entre os convidados. Durante a entrega, eles chamaram atenção com apitos e batendo palmas em reconhecimento ao trabalho prestado pela homenageada.

 

Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: