Cidadeverde.com

Governador:"há preconceito ao PI" e levará Viva Piauí ao Lula

Imprimir
Em discurso na solenidade de entrega da Medalha do Mérito Renascença, o governador Wellington Dias(PT) disse que a exebição inédita de documentos históricos em Portugual, feita pela TV Cidade Verde mostrou que há um preconceito dos historiadores com o Estado do Piauí.
 

“Eu não sei porque razão não se levou a sério as lutas do Estado”, questionou o governador, que elogiou diversas vezes o programa especial “Piauí 250 anos de História”, realizado pela emissora.

O governador disse que vai levar uma cópia do programa para o presidente Lula, o ministro da Cultura e o ministro da Educação, Fernando Hadd, para começar um movimento de reconhecimento da importância das lutas do Piauí na história do Brasil.
 
“Esse país vai ter que reconhecer a história das lutas da Batalha do Jenipapo. Esse documento é fundamental, só não vê quem não quer. Vou levar uma cópia à Brasília, para alavancar e retratar a história do Piauí”, explicou.
 

E acrescentou: “Muitos dos preconceitos e da baixa auto-estima dos piauienses tem a ver com a vergonha e o medo que se tinha do passado. Mas, tem que se ter é orgulho”.

Wellington Dias destacou que ficou muito emocionado pelo “belo documentário” exibido pela TV Cidade Verde neste domingo. “Esse tipo de iniciativa ajuda o piauiense a descobrir o Piauí e o Brasil e Mundo para a nossa bela história”.
 

 
O gestor sugeriu ao diretor-presidente da TV Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, que acompanhava o discurso, um próximo desafio em 2009: contar a pré-história do Piauí, com negros e índios.
 
“Contesto a história de que todos os índios foram exterminados e tenho orgulho de correr sangue índio nas minhas veias. Muita gente está reconhecendo, através do IBGE, que é índio”, explicou Wellington, que revelou ainda que está trabalhando para descobrir as primeiras tribos indígenas em Piripiri e Queimada Nova.
 
“Não tenho dúvida que Guaribas é uma comunidade quilombola e de índios que fugiram do massacre e foram para lá. Em Valença, em um só dia 5 mil índios foram degolados”, apontou o governador.
 

Em todo o discurso, o governador ressaltou que a população piauiense precisa se orgulhar de sua história. “O povo tem que se orgulhar do seu passado. Eu agradeço ao empresário Jesus Tajra em nome de todas das televisões e os meios de comunicação: rádio, jornal e internet, pelo belo trabalho apresentado hoje, foi um programa que surpreendeu muitos piauienses”, finalizou.

 

CONFIRA A COBERTURA COMPLETA SOBRE O DIA DO PIAUÍ

Flash e Fotos de Yala Sena (direto do Karnak)
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: