Cidadeverde.com

GP de Abu Dhabi: Bottas supera Hamilton e faz pole inédita; Massa é décimo

Imprimir

O embate acirrado entre o britânico Lewis Hamilton e Valtteri Bottas pela pole position do Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 foi decidido apenas nos minutos finais do treino classificatório. 

Melhor para o piloto  finlandês, que garantiu, neste sábado, a primeira posição inédita no circuito de Yas Marina, com tempo de 1min36s231.

Campeão da temporada, Hamilton ficou com 0s172 acima do tempo do rival. Quem largará logo atrás da dupla será o alemão Sebatian Vettel, atual vice do campeonato, que somou 0s546 ao tempo do número um do dia, fechando os três melhores.

Nas voltas finais, Bottas conseguiu superar o resultado de Hamilton, que se mantinha soberano na ponta do classificatório. Na véspera de sua despedida, o brasileiro Felipe Massa largará na décima colocação no circuito. No cockpit de sua Williams, ele fez 1min38s629.

Q1 – O francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, foi o primeiro a colocar o carro na pista. Logo no início, Bottas fez bom tempo, mas em seguida foi superado por Hamilton. Na segunda volta, entretanto, o tempo do finlandês foi para 1min37s356 e ele tomou a ponta. O tetracampeão abandonou sua segunda volta e foi para o pit, com 0s035 a menos que o colega de escuderia .

As duas equipes mais dominantes durante o ano se mantiveram nas primeiras posições, durante o treino. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, também mostrou melhor desempenho no classificatório em relação ao terceiro treino livre, em que teve problemas no carro, e garantiu a sexta colocação

Foram eliminados na sessão os franceses Romain Grosjean e Pierre Gasly, assim como o alemão Pascal Wehrlein, o sueco Marcus Ericsson e o neozelandês Brendon Hartley.

Q2 – Bottas foi o primeiro a correr na segunda etapa. Ainda no início, Hamilton reclamou de uma fumaça que o incomodava. “Ela está vindo da garagem e está me afetando”, afirmou o piloto. Mesmo assim, o britânico mostrou bom desempenho.

De cara, Bottas arriscou e fez 1m36s977, mas imediatamente foi superado pelo colega de equipe, Hamilton, que marcou 1m36s742 — dois segundos a menos do que a pole pósiton do último ano.

A Ferrari, por sua vez, não mostrou boa corrida no Q2. A volta fraca de Kimi Raikkonen deixou o piloto vulnerável. Vettel, entretanto, garantia terceiro melhor tempo, atrás da dobradinha da Mercedes.

A Williams foi a última equipe a colocar seus pilotos na pista, deixando Massa e o canadense Lance Stroll em uma situação difícil. A volta do alemão Nico Hulkenber e do mexicano Sergio Perez quase foi colocada em risco. Os pilotos tiveram reflexo rápido para evitar a colisão.

Foram eliminados do Q2, o espanhol Fernando Alonso e seu conterrâneo Carlos Sainz, além do belga Stoffel Vandoorne, do dinamarquês Kevin Magnussen e de Stroll.

O Grande Prêmio de Abu Dhabi acontece neste domingo, às 11h (de Brasília), no circuito de Yas Marina.


Fonte: Gazeta Press

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais