Cidadeverde.com

Simpósio oferece curso de Planejamento Estratégico e Gestão Financeira na Escola

Imprimir

O Curso Planejamento Estratégico e a Gestão de Recursos Financeiros na Escola é um dos 12 minicursos que serão realizados durante o II Simpósio Estadual dos Profissionais da Educação, que ocorre no período de 13 a 15 de dezembro, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. As inscrições para o Simpósio estão abertas até esta sexta (1 de dezembro) no site: www.seduc.pi.gov.br/siproeb.

O objetivo do curso é fazer com que os novos gestores financeiros que assumiram escola e ainda não tiveram oportunidade de participar dos cursos de formação nessa área, possam ter uma visão geral do que deve ser sua atuação na escola em relação ao Planejamento e Execução Financeira a partir dos recursos que cada uma das escolas recebe.

A proposta é que o gestor aprenda a gerir recursos como PDDE Escola, FNDE, o PACTUE, Mais Educação, Acessibilidade, Novo Ensino Médio, por exemplo. A rede estadual de educação tem uma série de projetos e ações que são destinados com recursos financeiros e o gestor precisa conhecer cada uma das legislações porque cada uma tem suas finalidades específicas e cada escola tem um jeito de usar esses recursos, mas além disso os recursos precisam ser canalizados para melhoria da educação.

De acordo com a professora responsável pelo curso, Rosimar Soares Costa, na proposta do curso são apresentadas uma série de estratégias onde também se prevê a captação de recursos, mas esse não é o objetivo principal. “Como o gestor financeiro foi contratado com o propósito de executar bem os recursos financeiros que chegam a escola. Gastar bem vai além do previsto na legislação, mas que esse investimento seja revestido em aprendizagem”, explica a professora Rosimar Soares Costa.

Rosimar destaca que o foco da Escola é melhorar a qualidade da educação que é ofertada às crianças, aos jovens e adultos. “Portanto, seu papel para além da execução financeira é fazer com que essa execução financeira possa contribuir com a melhoria dos processos pedagógicos que são desenvolvidos na escola”, explica.
 
Relação de todos os cursos que serão ofertados durante o Simpósio:
 
1. Gêneros Textuais e suas interfaces;
2. O planejamento estratégico e gestão financeira na escola;
3. Libras e as Relações Interpessoais;
4. Elaboração de projetos em ciências da natureza;
5. O uso da informática no ensino de Matemática;
6. O cinema na sala de aula;
7. Diversidade e inclusão em sala de aula;
8. A reforma no ensino médio - implicações na prática pedagógica;
9. Mediação tecnológica em prática pedagógica;
10. A literatura infantil na escola para formação de leitores;
11. Estratégias didáticas para o ensino de línguas estrangeiras;
12. Ginástica rítmica na escola.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais