Cidadeverde.com

Eventos debatem cenários político e econômico brasileiro em Teresina

Imprimir

Promovendo uma análise dos cenários político e econômico do Brasil atual, o Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI) deu início ao 4º Fórum de Gestão Pública do Piauí (FOGESPI) e ao 13º Encontro de Administradores do Piauí (ENAPI), que já se consagraram no Estado como uma oportunidade de discutir temas relevantes para a gestão pública e sociedade em geral. O segundo dia dos eventos acontecerá nesta quarta-feira (29), a partir das 14 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Piauí (OAB-PI).

Para o diretor de fiscalização e registro do CRA-PI, Manoel Moedas, o objetivo dos encontros é discutir as matérias relevantes no campo da administração. "Neste ano, juntamos os dois eventos em um só, aumentando a visibilidade e tornando maior a troca de experiência, ideias e opiniões. Com o índice de desemprego crescendo e a diminuição da oferta de concursos públicos, o empreendedorismo entra como um importante meio de geração de emprego e renda, por isso, o nosso tema central são os desafios do empreendedorismo do Brasil de hoje, realizando um estudo prévio de mercado para que o interessado consiga lograr êxito no negócio", analisou. 

A conselheira do CRA-PI e membro da comissão organizadora, Marcela Pessoa, completa dizendo que o desafio dos eventos é que os participantes aprofundem os seus conhecimentos e apliquem o que foi debatido como ações de gestão efetiva e de resultados reais. "Nós temos como missão cumprir o nosso dever social e a essência de trabalhar a área de gestão, abordando a importância da profissionalização na gestão pública, bem como o papel do administrador para a melhoria dos processos e serviços públicos", declarou.

A política brasileira foi discutida durante a palestra do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, Francisco Campelo Filho. De acordo com ele, uma reforma política efetiva deveria impedir que houvesse conchaves políticos, de modo que prevalecesse a vontade do povo. "Nós vivemos política a todo instante, por isso é importante trazer esse tema para os debates. Hoje conversamos sobre a situação em que o político sai do cargo que foi eleito para exercer funções públicas, o que, ao meu ver, é uma forma de desmerecer o voto do cidadão, que não está sendo representado na esfera política por meio do voto", observou.

A programação do FOGESPI contou com a palestra 'Empreendedorismo e Gestão Pública'. Já as discussões do ENAPI trouxeram os seguintes temas: 'O novo mindset Empreendedor' e 'Inovar para crescer: saia da multidão e faça a diferença'. Os eventos continuam no dia 29, com as palestras 'O Desenvolvimento Municipal através da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa', 'Contratos na Gestão Pública', 'Gestão da Inovação no Setor Público', 'Startup empreendedorismo e Inovação', 'Storytelling: um roteiro para brilhar', e 'Empreender com sucesso: Como abrir um novo negócio ou fazer crescer o negócio atual'.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais