Cidadeverde.com

Daiane e Laís passarão por cirurgia e só voltam em 2009

Imprimir
Daiane dos Santos passará por mais uma cirurgia no joelho direito na próxima quinta-feira e está fora da Superfinal da Copa do Mundo de ginástica artística, na Espanha. Além da gaúcha, Laís Souza é outra que já dá como certa sua ausência na competição também por conta de uma operação. Ambas só devem retomar atividades em 2009.

Sob os cuidados do Dr. Wagner Castropil, Daiane será submetida a uma osteotomia, procedimento cirúrgico que tem por objetivo corrigir deformidades do esqueleto. O tempo de recuperação é incerto. Já Laís, tem problemas igualmente no joelho direito. Ela irá remover fragmentos de cartilagem do local e não sabe quando poderá voltar aos treinos.

Segundo apurou a reportagem, Daiane já sabia que teria de passar pela cirurgia, mas seguia treinando normalmente no Pinheiros. No entanto, após uma série de exames, Castropil detectou a urgência do procedimento e recomendou que Daiane deixasse os trabalhos no clube paulista.

Os problemas nos joelhos de Daiane começaram em 2001, quando a ginasta operou o tendão patelar do joelho esquerdo. Em 2003, semanas antes dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, Daiane fez uma artroscopia no direito. A terceira operação aconteceu em junho de 2004, vésperas dos Jogos de Atenas, quando a atleta tirou um pedaço de cartilagem do joelho direito.

A operação às vésperas do torneio olímpico foi apontada como uma das razões pela qual Daiane não conseguiu conquistar uma medalha na Grécia. A ginasta, que errou a aterrissagem em um dos saltos de sua série embalada pelo chorinho "Brasileirinho", treinou normalmente apenas dois meses antes de viajar seguir para os Jogos.

A cirurgia foi mantida em segredo pela ginasta e, a pedido da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o hospital que realizou a operação, também não divulgou informações sobre o caso, divulgado ao público somente dias depois.

Jade Barbosa, também classificada para a Superfinal, também deve ficar fora do torneio por conta de problemas no punho. Para Laís Souza, as ausências são normais. "Ginastas do mundo inteiro vão acabar desistindo dessa competição. Final de ano olímpico é assim, todo mundo está exausto, machucado... Isso é normal", disse a ginasta.

Daiane, juntamente com Castropil, concederá uma entrevista coletiva na sede do Esporte Clube Pinheiros para dar mais detalhes sobre a cirurgia.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: