Cidadeverde.com

UFPI discute parque tecnológico com bancada federal

Imprimir

Nesta segunda-feira (04), representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e Instituto Federal do Piauí (IFPI), junto à bancada federal, discutiram, no Salão Nobre da UFPI, a viabilidade de construção do primeiro Parque Tecnológico do Estado. A proposta é que o Parque abrigue vários centros de pesquisas em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

Estiveram presentes na cerimônia, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; o Governador Wellington Dias; o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista; o Reitor do IFPI, Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima; o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite; o Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa (FADEX), Prof. Dr. Lívio César C. Nunes; parte da Bancada Federal: Dep. Átila Lira (PSB), Dep. Assis Carvalho (PT), Dep. Júlio César (PSD), Dep. Silas Freire (PODE), Dep. Paes Landim (PTB), representantes do deputado Heráclito Fortes (PSB) e do Senador Elmano Férrer (PMDB); o Secretário de Governo, Merlong Solano (PT); o Secretário de Administração e Previdência do Piauí, Franzé Silva; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI), Francisco Guedes; além de pró-reitores e comunidade acadêmica..

O Parque Tecnológico abrigará como, por exemplo, o centro de Biofotônica e de Biomateriais, que usa a luz, em formas de laser ou leds, como medidor de parâmetros para diagnósticos e tratamentos de doenças, como o câncer, alzheimer, dentre outras.

Para o Reitor, a reunião foi de grande importância não apenas para a UFPI, IFPI e UESPI, mas para o Piauí. “Apresentamos para a bancada, a proposta do Parque Tecnológico Piauiense. A UFPI sempre mostrando que não olha para o seu próprio umbigo, ela está preocupada com o desenvolvimento do Piauí, contando com a parceria da UESPI e do IFPI. Os parlamentares se manifestaram de forma favorável a esse empreendimento”, contou o Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes.

A criação de outros centros dentro do Parque Tecnológico já está sendo planejada como pesquisas em Computação, Engenharias Mecânica e Eletrônica e outras áreas do saber, com participação direta de empresas e da sociedade em geral.

O governador do Estado, Wellington Dias, parabenizou todos os envolvidos e se manifestou de forma favorável ao projeto. “É uma iniciativa louvável essa ideia ousada de colocar o Piauí na rota dos estados que possuem parques tecnológicos. É importante trabalhar naquilo que o Piauí possui em grande potencial, como o agronegócio e a energia solar. Eu creio que terá grandes resultados, então, vamos fazer acontecer”, relatou.

O Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa (FADEX), Prof. Dr. Lívio César C. Nunes, revela que é um projeto de inovação e que a ideia é ter uma área delimitada nas proximidades da Universidade, com incentivos fiscais para as empresas públicas e privadas que lá se instalarem. “O Parque consiste em um ambiente de inovação. É um espaço onde vamos desenvolver e expor as pesquisas realizadas pela UFPI, IFPI e UESPI, para transformar isso em negócios, empresas e empreendimentos. Isso vai envolver estudantes e pesquisadores”, relatou.

A criação do Parque Tecnológico do Piauí é uma ferramenta importante para a estratégia de desenvolvimento do Estado e no combate à pobreza. O Parque aumentará a competitividade do Piauí no cenário nacional e mundial, trará novos investimentos para o Piauí com a criação de novos empregos, elevando a renda da população e aumentando a qualidade de vida.

Fonte: UFPI

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: UFPIParque